O ranger de dentes involuntário é conhecido como bruxismo, ele pode ocorrer durante o dia ou durante o sono, mas é muito mais provável que as pessoas saibam que rangem os dentes durante o sono. A condição pode apresentar uma série de problemas para os dentes e para a mandíbula, tudo isso por conta da força aplicada.
Bruxismo do sono
O bruxismo que ocorre durante o sono e o bruxismo enquanto acordado são considerados condições distintas, embora as ações físicas sejam semelhantes.
O principal obstáculo do bruxismo do sono é que é muito mais difícil para as pessoas perceber que estão rangendo durante o sono. Outro problema, é que enquanto a pessoa dorme ela não acaba percebendo a força de sua mordida, então ela aperta o dente com mais força.
O bruxismo do sono é mais comum em pessoas crianças, adolescentes, jovens adultos do que em adultos de meia idade e idosos.
Um dos principais sintomas é o aperto e ranger dos dentes involuntários durante o sono. Os movimentos podem lembrar a mastigação, porém são mais fortes.
Dor na mandíbula e dor no pescoço são os dois principais sinais de que a pessoa está rangendo os dentes durante a noite. Dores de cabeça matinais e danos inexplicáveis aos dentes também podem ser um sinal de ranger de dentes noturnos.
Consequências do bruxismo
Uma das principais consequências do bruxismo são os danos significativos aos dentes, que podem ficar erodidos, doloridos e móveis. Além disso, coroas, obturações e implantes dentários também podem ser danificados.
Outro problema que pode surgir adjunto com o bruxismo é o ATM (Disfunção temporomandibular e dor orofacial), que podem provocar dificuldade para mastigar, dores crônicas na mandíbula, ruídos de estalos ou cliques, travamento de mandíbulas e outras complicações.
Tratamento
O tratamento pode variar de acordo com sua causa, não existe cura, porém existem algumas formas de aliviar os sintomas e a causa subjacente.
O bruxismo que acontece durante o dia pode melhorar com o aumento de consciência, já o bruxismo noturno precisa de outras estratégias, pois está fora do controle do indivíduo. Se o problema for causado por apneia do sono ou estresse, tratar essas condições pode ajudar.
Se você tiver alguma dúvida sobre o bruxismo, busque a SORRIX MAIS PRÓXIMA de você e marque uma avaliação!