Hoje em dia com a vida ocupada que temos, não podemos visitar o dentista com a frequência que deveríamos, com isso não realizamos consultas de antecipação dos problemas da nossa saúde bucal. É por isso que precisamos ser mais cuidadosos na manutenção e limpeza dos dentes e bem-estar bucal, o que pode evitar que os problemas dentários se transformem em problemas sérios, como a perda óssea.
O QUE É PERDA ÓSSEA DENTÁRIA?
A perda óssea dentária é uma condição na qual a mandíbula foi perdida. As principais causas da perda óssea dentária são idade e genética, mas também pode ser causada por cáries ou doenças gengivais, traumas (como lesões esportivas), ou quedas.
Esta condição pode tornar seus dentes soltos, o que pode levar a outros problemas como dor e infecções dentárias.
AS CAUSAS DA PERDA ÓSSEA DENTÁRIA
As causas da perda óssea dentária podem ser muitas. Alguns exemplos incluem:
- Dieta – Se você não comer cálcio e vitamina D suficientes, isto pode fazer com que seus dentes fiquem fracos e frágeis.
- Medicamentos – Alguns medicamentos demonstraram ter um impacto negativo na saúde ósseas.
- Fumantes correm um risco maior de desenvolver cáries dentárias ou doenças gengivais devido a sua alta ingestão de nicotina, que inibe a circulação no corpo, ao mesmo tempo em que danifica as células teciduais ao seu redor ao longo do tempo.
- O consumo de álcool também tem sido ligado a maus hábitos de higiene bucal porque reduz a produção de saliva causando a síndrome da boca seca que aumenta a formação de placa bacteriana nos dentes levando-os a cavidades mais rapidamente do que as condições normais permitiriam de outra forma!
- As próprias bebidas alcoólicas também contêm ácidos que atacam o esmalte se ingeridas com frequência suficiente durante longos períodos de tempo também, portanto, cuidado!
COMO É TRATADA A PERDA ÓSSEA DENTÁRIA?
O tratamento da perda óssea dentária é feito caso a caso. Depende do que seu dentista encontrar, quão grave é sua condição e quanto osso foi perdido. Há várias opções disponíveis para você escolher como: implantes dentários ou enxertos ósseos dependendo da avaliação do dentista.
PREVENÇÃO DA PERDA ÓSSEA DENTÁRIA!
A prevenção é o melhor tratamento! O primeiro passo para prevenir a perda óssea dentária é cuidar de seus dentes. Certifique-se de escovar e usar o fio dental regularmente, e vá ao dentista duas vezes por ano para fazer limpezas de rotina. Se você tiver qualquer cárie ou doença gengival, eles poderão tratá-la imediatamente para que não piore.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para explicar as causas e o tratamento da perda óssea dentária. Sabemos que pode ser uma condição assustadora para muitas pessoas, mas também acreditamos que com a informação e o apoio adequados, você pode administrar sua saúde oral de tal forma que minimize o risco de desenvolver problemas como este.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso site www.sorrix.com.br e procure a Sorrix mais próxima de você!