Todos nós sabemos que a placa bacteriana é a grande vilã da saúde bucal, certo? Por meio do acúmulo dela nascem as piores doenças bucais, como a cárie, gengivite e muitas outras. Além de tomar conta dos dentes, a placa bacteriana também se acomoda na superfície da língua, e também sobre como a língua pode dizer muito sobre a sua saúde geral e, especialmente, bucal, mesmo quando você não diz uma palavra.
Para evitar todos estes problemas, um hábito deve ser o suficiente para resolver a maioria dos seus problemas neste caso: ESCOVAR A LÍNGUA. E pra te ajudar, aqui vão 3 jeitos diferentes de você fazer, se liga:
1 – Com as cerdas da sua escova de dentes ( O lado comum )
A função da escova de dentes é sim remover a sujeira dos dentes, mas elas também têm outra função! Isso mesmo, o recomendado é que após fazer a higiene do seu sorriso, o encerramento desse processo seja limpar a língua!
Colocando a escova em posição horizontal e “varrendo” a sujeira ou marcas brancas da base da língua pra fora. Seguindo isso você não deve mais ter problemas com mau hálito e até outras más sensações da língua.
2 – Com a parte de trás da sua escova de dentes
Sabia dessa? A parte de trás de muitos modelos de escovas de dentes possuem um limpador de língua, e apesar de muita gente não saber disso, a maioria deles realmente vêm com essa função. Para descobrir se a sua escova vem com limpador, é simples, basta verificar se o espaço que fica atrás das cerdas tem texturas onduladas ou formatos e alturas aleatórias que ajudam nessa limpeza.
Depois de checar é só realizar a limpeza da mesma maneira que você realizou da primeira parte.
3 – Com o raspador (ou limpador) de língua
Essa ferramenta é conhecida tanto como limpador quanto como raspador de língua e é comumente usada para tirar a tal saburra (aquela parte esbranquiçada na língua) que fica na superfície da região. É fácil encontrar essa ferramenta em mercados ou farmácias, em forma de metal ou em plástico, com ou sem cerdas.
A ponta desse instrumento tem um final arredondado, feito para encaixar na língua, assim você posiciona ela e puxa de cima pra baixo, removendo todos os pequenos agentes desta área.
É importante lembrar que fazer esses movimentos com muita pressão pode machucar sua língua.
Agora você realmente sabe como escovar a língua, basta escolher qual te agrada mais e praticar diariamente, ou até mais de um? Lembre-se, esse é um hábito muito importante para evitar doenças bucais, então sem deixar passar!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]