NOSSO BLOG

Tratamento de canal: Tudo o que você precisa saber!

Quando falamos em tratamento de canal, muitas pessoas logo associam este  tratamento de endodontia à dor e alto investimento mas, hoje a Sorrix irá esclarecer suas dúvidas a respeito deste tratamento. Confira.

O tratamento de canal, nada mais é que a retirada da polpa danificada do dente, tecido que fica na parte interna deste osso, fazendo com que o local afetado seja limpo e fique vazio para ser preparado e novamente preenchido pelo dentista. Este procedimento é indicado para pessoas que estão com a polpa infeccionada ou morta, devido principalmente em casos de cárie profunda não tratados, traumas ou fraturas na área.

Diferente do que muitos pensam, o tratamento é totalmente indolor, devido a anestesia aplicada para a realização do procedimento, além disso, ele é dividido em algumas etapas. A dor mesmo só ocorre quando não há tratamento na região afetada, e muitas vezes, ela pode não aparecer no início do problema. Por isso, é bom manter as visitas ao dentista frequentemente.

A primeira etapa para o tratamento é o acesso, onde por meio do motorzinho (causa do medo de muitos), é realizada a abertura do canal para dar início ao tratamento. Logo em seguida, é feita a remoção da polpa infeccionada, descontaminação, e ela é alargada e alisada para que a próxima etapa seja concluída e finalizada com o preenchimento permanente da área com um material específico utilizado pelos dentistas, fazendo o selamento. O local ainda pode ser finalizado com uma proteção por meio de uma coroa ou outra opção que pode ser a prótese parcial, que é cimentada no dente restaurado e abrange todas as facetas dentárias.

Após a realização do tratamento, é preciso sim ter alguns cuidados, mas, diferente de outros procedimentos, estes cuidados podem ser mais leves e o retorno para a rotina diária é mais rápido. 

Mas, caso a sua restauração definitiva seja um pouco mais prolongada, é possível que você fique com uma sedação temporária no dente até que o procedimento seja finalizado.  Verifique qual será seu caso com seu dentista. 

Agora, se você já passou por esse tratamento e tem dúvidas se pode ter que passar por ele novamente, nossa resposta é que sim. Se você passar por algum trauma ou fratura no local já tratado, pode ser que seja preciso passar por ele novamente, por isso, tomar cuidado e ir regularmente ao dentista ainda continua sendo válido mesmo após a realização do procedimento.

O não tratamento deste problema pode sim causar inúmeras complicações em sua saúde. Fique atento! E cuide da boa higiene bucal, com escovações regulares e uso de fio dental, prevenindo esse tipo de doença. 

As clínicas da Sorrix possuem diferentes tipos de tratamentos e nossos especialistas podem acompanhar e cuidar da sua saúde bucal. Agende uma avaliação e mantenha os cuidados em dia! 

Confira AQUI a clínica mais próxima de você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!