Tempo médio de leitura: 5 minutos
Quebrar os dentes é uma experiência bem desagradável e pode causar grandes constrangimentos. Pense em um dia comum, você vai sair com os amigos para comer e ao saborear uma refeição, você sente mastigar algo duro e então percebe que é um pedaço do seu dente. Que susto, não é mesmo?
Mas fique tranquilo, poucas pessoas sabem que esse tipo de acidente acontece com mais frequência do que imaginamos. E apesar de todo cuidado que possamos ter, todos nós estamos sujeitos a acidentes. Os dentes são estruturas bem fortes, porém, pode quebrar trincar ou se romper na boca, causando dores intensas e riscos de infecções ou até mesmo alterações na mastigação.
Então, quando se quebra o dente ou parte dele, precisa-se passar por uma restauração dental, cujo objetivo é restaurar o dente ao seu modelo original, melhorando a aparência e a função. Por isso ao acontecer isso, não adie, agende sua consulta com um dentista.
Possíveis motivos
São diversas as situações que podem resultar em um dente quebrado, principalmente na infância e na adolescência, devido aos acidentes e quedas durante as brincadeiras. Além dessas mencionadas, veja o que pode levar a você ter um dente quebrado sem sofrer uma queda ou se envolver em uma briga:
- Cárie: Maior motivo para fratura. Pois a cárie geralmente dá em locais mais difíceis de serem observados, permitindo a destruição dos dentes.
- Perda de algum dente: Causa incidência de carga sobre os outros dentes.
- Restaurações extensas: A parede do dente fica muito fina com restaurações
- Tratamentos anteriores de canais: Além de tratar o canal, é necessário fazer coroa e colocar pino.
- Bruxismo
- Fratura de coroa e de raiz
- Má posição dos dentes na arcada dentária
Sintomas
Os sintomas mais frequentes de quando a pessoa está com fratura no dente são:
- Dor ao mastigar;
- Rachadura ou falha no dente;
- Inchaço ou inflamação na gengiva em torno do dente.
DICA
- Se um dente de leite cair
Não é necessário colocar outro dente no local caso o dente tenha saído completamente, pois a perda de um dente primário não causa qualquer alteração na posição dos dentes ou dificuldades na fala. E na fase exata o dente definitivo irá nascer normalmente. Contudo, se a criança perder o dente em um acidente, muito antes dos 6 ou 7 anos é importante avaliar com o dentista se é necessário colocar um aparelho para preservar o espaço aberto para o dente definitivo nascer com facilidade.
- Se um dente definitivo cair
Com água morna lave o dente caído e depois o coloque dentro de um copo de leite frio ou em um recipiente com a própria saliva da criança, ou no caso de adulto, é bom deixar dentro da boca, pois é uma forma de manter o dente viável para ser reimplantado. Mas atenção: Deve acontecer isso no máximo 1hora após o acidente.
Se você tem dentes quebrados e tem vergonha ou acha que é bobeira ir ao dentista, saiba que não apenas por estética. Agende já sua consulta com a nossa equipe especializada!
Para agendar é bem simples, são apenas 3 passos:
1) AGENDAR A SUA AVALIAÇÃO
Para agendar é só clicar AQUI e escolher a unidade SORRIX mais próxima.
2) SIMULAÇÃO
Nosso dentista especialista vai simular a melhor opção para o seu tratamento odontológico!
3) TRAJETÓRIA
Agora começou a trajetória rumo ao seu novo sorriso!
4. SORRISO NOVO
Uhul, ficou pronto! Agora é só comemorar o seu sorrisão!