NOSSO BLOG

QUÃO IMPORTANTE É O APARELHO DE CONTENÇÃO?

Geralmente, quem inicia um tratamento ortodôntico quer chegar ao final o mais rápido possível. Porém, na última etapa, depois que todas as correções foram feitas, é preciso usar o aparelho e contenção. Essa é a parte em que todos os resultados permaneçam e não sejam perdidos, já que o risco de desalinhar novamente é grande.

Há dois tipos desse aparelho, a de contenção fixa e a móvel. Aqui vamos falar de ambos. Fique atento!

CONTENÇÃO

Diferente do aparelho fixo, o de contenção é a última etapa e em vez de movimentar seus dentes, ele não vai permitir que isso aconteça mais, para assim manter na posição que eles se encontram. Acaba sendo uma barreira para que os resultados obtidos possam continuar, assim, não permitindo o desalinhamento dos dentes.

MÓVEL

Este tipo é bem conhecido, sendo aquele que pode ser retirado facilmente pelo próprio paciente. É usado tanto na parte de cima quanto na de baixo. Modelado de forma personalizada para cada pessoa. Dependendo de onde é feito, pode até escolher a cor, se quer glitter e até mesmo um adesivo.

Esse é mais discreto que o aparelho fixo, pois apenas uma linha metálica fica visível. É indicado para um período pequeno de tempo.

FIXA

Sendo aplicada tanto na parte superior ou inferior, porém bem mais comum o segundo caso. Como já é dito, ele não pode ser retirado, porque seus elementos ficam presos no dente. Sua estrutura é bem mais simples e confortável, já que é apenas um fio metálico que fica presa na parte interna, em contato com a língua. Ou seja, é praticamente imperceptível. Geralmente, indicada para pacientes que precisam usar por um longo período.

QUAIS OS RISCOS DE NÃO USAR?

Os dentes na boca têm uma espécie de memória que consegue se lembrar das posições em que estavam antes do tratamento. Por conta dessa “memória”, uma vez que o aparelho ortodôntico é retirado pode ocorrer de os dentes voltarem a ser como eram. Sendo assim, a contenção é usada justamente para manter os dentes em seu devido lugar até que não tenha mais o perigo de regredir e se desalinharem novamente, perdendo todo o tratamento feito anteriormente. Pode-se dizer que essa é a etapa da cicatrização.

CUIDADOS

Vamos reforçar que é bom ter uma rotina de higiene bucal, principalmente para aqueles que possuem aparelhos, pois o acúmulo de resíduos é ainda maior. Tanto o aparelho de contenção móvel quanto o fixo precisam ser escovados e limpos sempre que possível.

Viu, só a importância? Nem pense em não usar! O resultado obtido é muito importante para ajudar na sua estética e também em melhorias para a boca, como a mordida certa, evitar dores e até a fácil higienização. Use sua contensão!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!