NOSSO BLOG

Quando a extração é necessária?

A extração dentária ou exodontia, como também é chamada, é um dos processos cirúrgicos mais antigos na história da odontologia. Mas, mesmo com novas técnicas e tecnologias avançadas, falar de extração ainda impõe medo em muita gente.

Mas calma, a falta de informação –e até a imaginação- podem aumentar a ansiedade em torno do que o procedimento de extração realmente é. Mas também reforçamos que, quando feito com cuidado e com a equipe certa preparada, a extração é muito mais simples e menos dolorosa do que parece ser.

Para desmascarar essa questão que faz a exodontia parecer muito pior do que realmente é, preparamos este artigo. Se liga:

Porque alguns dentes devem ser removidos?

Uma série de problemas podem levar a necessidade de extrair um dente. A seguir, temos alguns dos motivos mais comuns para a realização da exodontia.

Dentes do Siso

Um evento comum é que estes dentes acabem causando um problema na arcada dentária, que pode ser causado por mal posicionamento ou até falta de espaço na boca. Nestes casos a extração destes terceiros molares se faz necessária

Infecções, cáries, inflamações ou periodontite

Cáries profundas ou infecções podem comprometer ossos, dentes e ligamentos. Quando não tratadas rápida e corretamente, podem abrir espaço para contaminações e necrose do nervo. Nesse tipo de situação, a extração é necessária.

Traumas

Acidentes ou fatores diferentes que causem a quebra ou remoção de dentes podem acontecer a qualquer momento, sem qualquer aviso ou previsão e deve ser tratado de maneira imediata.

Ortodontia

Para proporcionar melhores funções fonéticas, mastigatórias e estéticas, indica-se a extração.

Esse procedimento é indicado quando o paciente não tem espaço suficiente na boca, impossibilitando o encaixe dos dentes.

Entre essas e outras, as razões para a extração podem ser variadas, mas a avaliação com seu dentista de confiança é sempre o primeiro passo para determinar se a extração é ou não necessária! Quando foi sua última consulta?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!