A seguir, você verá as principais vantagens dessa técnica — que não são apenas estéticas, como você vai conferir.
CORREÇÃO DE VARIAÇÕES DE COR DOS DENTES
Seu dente vai sofrendo alterações na coloração ao longo dos anos. O tabagismo, além do consumo de café e alimentos muito pigmentados, pode deixar os dentes com um aspecto mais amarelado ou escuro.
A primeira solução para esse problema é o clareamento dental. Acontece que, em alguns casos, o dentista pode recomendar o uso da faceta dentária para corrigir variações que persistem mesmo após o clareamento.
Outra indicação é para o tratamento posterior à realização do canal dentário. Em algumas situações, o dente pode ficar escurecido e causar um desconforto estético, sendo necessária a aplicação da faceta.
CORREÇÃO DA EROSÃO ÁCIDA
Não é apenas a coloração dos dentes que pode sofrer alterações ao longo do tempo. O esmalte do dente, estrutura responsável pela proteção, é extremamente forte, mas não indestrutível. Ele corre o risco de sofrer pequenos danos graças ao consumo de alimentos ácidos ou à escovação agressiva.
Até mesmo o refluxo gastroesofágico é capaz de desgastar o esmalte dentário quando o ácido estomacal atinge os dentes. Em casos nos quais o dente sofre prejuízos causados pela erosão ácida e abrasão, o uso das facetas dentárias também é indicado.
CORREÇÃO DE PEQUENOS PROBLEMAS ESTÉTICOS
Sem dúvida, a principal indicação da faceta dental é para a estética e o restabelecimento da forma dos dentes assim como a função oclusal da mordida e mastigação. Veja algumas das situações em que o tratamento pode ser bem-vindo:
- Correção de pequenas manchas nos dentes;
- Aproximação de dentes que se encontram afastados uns dos outros (quadro conhecido como diastema);
- Harmonização do tamanho dos dentes de adultos;
- Reparo após fraturas nos dentes. As crianças estão mais suscetíveis às fraturas dentárias, sendo que a faceta pode ajudar a solucionar o problema em pequenas regiões. Se o dano for maior, é necessária a realização de um implante dentário infantil;
- Ajuste os dentes levemente tortos. Apesar de não mudar a posição dos dentes como os tratamentos ortodônticos, a faceta dental ajuda a guiar melhor o movimento durante a mastigação.
HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA O PROCEDIMENTO?
Mesmo com todos os benefícios citados, o tratamento estético com faceta dental apresenta algumas contraindicações. Além de pessoas que têm alto risco de ocorrência de cáries ou não mantêm uma boa higiene bucal, aquelas que se encaixam nas situações a seguir não devem utilizar as facetas dentárias:
- Dentes fracos e desvitalizados, que corram o risco fraturar;
- Dentes sobrepostos;
- Arcadas com má oclusão dental, que ocorre quando há um desnível entre os dentes superiores e inferiores;
- Diminuição do esmalte dental, causada por tentativas caseiras de clareamento ou pelo uso excessivo de bicarbonato de sódio;
- Restaurações dentárias muito extensas;
- Casos de bruxismo.
Vale lembrar que essa indicação deve ser sempre obtida com um profissional especializado, ok?
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso site www.sorrix.com.br e procure a Sorrix mais próxima de você!