NOSSO BLOG

Fazer canal dói? Descubra os mitos desse tratamento

Com certeza você já escutou alguém dizer que o tratamento de canal é dolorido e incômodo, certo? Tem muita gente que ainda pensa assim. Mas esse pensamento está no passado, hoje em dia a realidade é outra! Com os diversos avanços que a tecnologia fez na ortodontia, atualmente o tratamento de canal feito nos consultórios de primeira linha são bem mais tranquilos.

Por que preciso fazer um canal?

O procedimento de canal, que também tem o nome de tratamento endodôntico, cuida diretamente da saúde da polpa dos nossos dentes, nas partes mais profundas compostas por vasos sanguíneos, e nervos que vão da dentina até a raiz do dente.

Um paciente pode precisar de um canal quando chega ao consultório com cáries agudas, inflamações irreversíveis ou exposição da polpa por lesões. O melhor profissional para cuidar destas situações é o endodontista, e em algumas situações o cirurgião dentista geral.

Como acontece o tratamento de canal

Durante o tratamento o dente deverá ser aberto para que o profissional retire a polpa dentária que está infeccionada, limpe muito bem e desinfete o canal. Depois, será feito o preenchimento com um material próprio, responsável por proteger o dente. Dependendo do tamanho da lesão, e do quanto as raízes do dente foram comprometidas, este processo pode durar algumas horas, ou algumas sessões.

Mitos e verdades

É preciso que o dente esteja doendo para buscar pelo tratamento de canal?

MITO. A inflamação na polpa no dente pode sim causar dor, mas é possível que haja a inflamação antes da dor aparecer, e já seja necessário fazer o tratamento. Quanto antes for feito, mais rápido e menos incômodo será.

Depois de feito o fanal, o dente pode voltar a ter problemas?

VERDADE. Se o dente não foi bem cuidado depois do canal, ele pode voltar a doer ou precisar de cuidados extras. O canal é como uma mini-cirurgia, e como tudo que envolve este tipo de procedimento, requer cuidados no pós.

O tratamento de canal pode escurecer o dente?

PARCIALMENTE VERDADE. Dependendo do histórico da lesão, da técnica escolhida pelo profissional, e do material utilizado para fazer o canal, pode vir a ocorrer o surgimento de manchas no dente. Porém, existem novas técnicas e ferramentas de obturação que diminuem muito a chances do aparecimento das manchas.

Não tenha medo de buscar por um tratamento, lembre-se que a falta do tratamento adequado pode vir a ocasionar uma dor aguda e contínua em seu dente, que certamente será bem pior do que o tratamento. Além disso, prolongar uma infecção pode causar inchaço na região do dente, e o aparecimento de feridas.

Confie na experiência das clínicas ortodônticas se você está sentindo algum desconforto nos dentes. Busque a clínica Sorrix mais perto de você que teremos prazer em solucionar seu problema. Se esse não for seu caso, não deixe de nos visitar de 6 em 6 meses para garantir que está tudo bem com seus dentes.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram