NOSSO BLOG

Descubra como recuperar o esmalte do dente

O esmalte do dente é o que cobre a dentina. Ele é um material bem fino e duro que forma o tecido conjuntivo mineralizado que encapa a parte principal dos dentes, protegendo-os contra o desgaste e as temperaturas extremas. O esmalte do dente é importantíssimo na proteção das estruturas do elemento dentário, e de toda saúde bucal. Ele tem uma paleta de colorações variadas, indo do amarelo claro ao branco acinzentado, e as bordas dos dentes podem vir ser levemente azuladas pois é onde não há a dentina subjacente ao esmalte.

Apesar destas cores, o tecido do esmalte é translúcido, e é a cor da dentina que vai afetar significativamente a cor dos dentes (como já explicamos em um texto anterior sobre clareamento dentário). Mas a importância do esmalte dos dentes vai muito longe da cor, e fica bem mais no campo da proteção. Por isso, quando há necessidade, é indispensável fazer a restauração dos esmaltes dos dentes. É indispensável que essa reparação seja recomendada por um dentista de confiança, que vai avaliar qual o melhor tratamento para cada caso individualmente.

As principais formas de se restaurar os esmaltes dos dentes são:

– Fazendo o uso de um creme dental com fluoreto ou com gel de fluoreto;

– Utilizando antisséptico bucal com fluoreto para fazer gargarejos;

– Fazer um tratamento de remineralização à base de vitamina D e suplemento de cálcio.

Os sinais de que o esmalte do dente pode estar desgastado

É sempre bom pararmos para reparar em nossos dentes e em sua coloração. Muitas vezes é esse elemento que vai nos mostrar se os dentes estão saudáveis ou não. Se a dentina, que dá a coloração ao dente, estiver mais amarelada ou acinzentada que o normal, ela pode estar mais desgastada. Isso significa que o esmalte do dente deve estar enfraquecido, o que requer uma visita o quanto antes ao dentista.

As formas de restauração do esmalte do dente

Existem tratamentos simples e tratamentos mais complexos. O grau do tratamento vai depender diretamente da extensão do dano que o esmalte do dente sofreu. Quando o problema é detectado cedo, os danos normalmente estão mais leves e o paciente pode fazer um tratamento mais tranquilo, muitas vezes feito até mesmo de casa. Como sempre, só há benefícios nas visitas periódicas ao dentista, ou procurá-los ao menor sinal de incômodo.

Nestes casos leves, é provável que o paciente tenha que fazer uso de pastas de dente e/ou antissépticos bucais com fluoreto, muitos deles necessitam de prescrição de um profissional para serem comprados.

Nos casos com danos mais profundos, o paciente terá que fazer procedimentos dentro do consultório para recuperar o esmalte do dente. Podem ser feito o recobrimento com resina, a colocação de folheados de cerâmica, ou remineralizarão com a aplicação de uma concentração alta de flúor. O dentista vai saber qual destes tratamentos é melhor para cada situação. Se você está sentindo uma sensibilidade estranha nos dentes, ou uma coloração incomum, busque uma Sorrix na sua região que vamos te ajudar a descobrir se esse é o seu caso, e como podemos te ajudar.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram