NOSSO BLOG

Como saber se preciso extrair o dente siso?

Os dentes sisos são conhecidos como os dentes do juízo, e isso tem uma explicação! Eles normalmente nascem tardiamente, entre os 16 até os 21 anos de idade, e por isso recebem o nome de siso, que em latim significa juízo, que é importante nessa idade, não é mesmo?

É exatamente por nascer bem depois de todos os outros dentes, que raramente os sisos encontram espaços suficientes para se acomodar corretamente na arcada dentária, fazendo com que eles nasçam tortos, apertem os outros dentes, ou até fiquem presos embaixo da gengiva, causando muita dor, inchaço e desconforto.

Muitas destas características podem motivar uma cirurgia de extração de siso. É necessária uma avaliação profissional para saber ao certo. Uma causa muito comum é que o desalinhamento do dente ele pode ficar mal posicionado e dificultar a higienização, não apenas dele, como do dente ao seu lado. Isso resulta em acúmulo de placas bacterianas que podem causas cáries.

Calma lá! Não é sempre que o siso precisar ser extraído!

Antes de dar por certo que você vai ter que tirar seu siso, é importante ouvir a orientação de um especialista. Em algumas situações não é necessário fazer a remoção do dente, no caso dele não estar incomodando, e conseguir se posicionar bem na boca, sem comprometer os dentes vizinhos, a retirada é desnecessária. E essa não é uma situação incomum, é normal encontrar pessoas que tenham os sisos e não sofrem com isso.

Nestes casos é necessário apenas ter sempre uma atenção especial com a higiene do dente, que fica em uma área de difícil alcance. Usar escova com a cabeça pequena pode ajudar a chegar aos cantinhos da boca, e sempre usar fio dental em todos os dentes, sem esquecer do siso.

Quando extrair o siso é realmente necessário

O primeiro sinal de alerta é a dor de dente, quando ela aparecer nos sisos ou nos dentes da região é um indicativo de que algo não está correndo bem. Dificuldade e dor ao mastigar com os dentre de trás também são sintomas comuns de quem está com problemas nos sisos. É necessário ter atenção aos sinais que sua boca está te enviando, e não ficar “fingindo que não está vendo” por medo de ir ao consultório.

O siso pode ser retirado em qualquer idade, sem restrições. Muitas vezes ele passa anos sem incomodar, e do nada passa a doer. Pode ser um caso de cárie, por exemplo. Quando se é mais jovem a raiz do dente não está completamente formada e o osso é mais maleável, o que deixa o procedimento mais tranquilo, logo o indicado é que os adolescentes e jovens estejam sempre de olho em seus sisos, monitorando junto aos profissionais através de radiografias.

Além disso, a regra de ouro, que vale para todos, é nunca esquecer de faze uma escovação de dentes bem feita, e passar fio dental sempre, mesmo nos dentes que ficam escondidinhos lá atrás. E claro, não ficar fugindo da visita mensal ao dentista. Busque a Sorrix mais perto de você e venha sempre nos visitar! Cuidar do seu sorriso também é ter juízo!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram