NOSSO BLOG

Dentes TORTOS depois de TRATAMENTO ORTODÔNTICO

O tratamento ortodôntico é indicado para aqueles que procuram alinhar o sorriso, melhorar a autoestima e até mesmo consertar problemas bucais. Entretanto, o que fazer quando depois do tratamento seus dentes voltarem a entortar?

Geralmente, um tratamento com um profissional dentista dura entre dois a dois anos e meio, seguindo todas as recomendações. Caso contrário, os problemas podem se agravar.

 O que faz os dentes entortarem após a retirada do aparelho?

  1. Retirada do aparelho ortodôntico antes de finalizar o tratamento.

Aos olhos do paciente tudo pode estar lindo, mas apenas o dentista sabe quando é o tempo certe de se retirar. A tendência é a posição natural dos dentes voltarem quando a formação óssea não está completa.

Com as técnicas e aparelhos novos no mercado, o tempo de tratamento reduziu bastante – chegando a ser 50% menor:

  • Média do tratamento em adolescente: 24 meses
  • Média do tratamento em adulto: 24 a 30 meses
  • Falta de contenção adequada.

O pós-tratamento é muito importante justamente por conta dessa movimentação dos dentes que acabamos de citar. O uso do aparelho de contenção é ideal para que os dentes se acomodem e se mantenham nessa posição, conseguindo segurar a posição atual.

O aparelho pode ser um fio metálico que fica por trás dos dentes ou, então, o aparelho móvel.

  • Uso incorreto do aparelho móvel: 

Muitas vezes, o paciente sai do consultório com um aparelho móvel para utilizar durante um período, até que o maxilar e as gengivas tenham tempo de se estabilizarem. Porém, a preguiça pode reinar muitas vezes e acabar fazendo com que o uso não seja constante. O resultado disso já sabem: dentes tortos em pouco tempo.

  • Falta de acompanhamento com um profissional.

Para o tratamento ser eficaz é preciso visitas regulares ao dentista. Não pense que por ter tirado o aparelho fixo significa que você está livre de continuar sem acompanhamento.

  • O que fazer caso os dentes entortem novamente? 
  • Primeiramente, marque uma consulta com um ortodontista o quanto antes. Quanto mais tempo você demorar a voltar ao consultório, maior é o risco dos seus dentes de movimentarem mais ainda.
  • O ortodontista deve avaliar o nível de movimentação da arcada e apresentar soluções, que podem variar entre a confecção de um novo aparelho móvel, recolocação das contenções ou o do aparelho fixo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram