NOSSO BLOG

PERIGOS DO CARVÃO PARA CLAREAR OS DENTES

Não é de hoje que vemos receitas caseiras para clarear os dentes. Entre elas, surgiu o carvão ativado milagroso que deixa seus dentes branquinhos e vem fazendo sucesso com a galera. Porém, com tanta vontade de ter seus dentes “perfeitos”, as pessoas acabam esquecendo que isso pode trazer riscos.

Não há nenhum tipo de estudo que diga que esse tratamento funcione, mas tudo indica que traz problemas que podem ser irreversíveis. Vale mesmo a pena perder sua saúde bucal para ter dentes brancos?

QUAIS OS PERGIGOS?

  1. ESMALTE DENTÁRIO DESGASTADO

Diferente das unhas e cabelos, o dente não é capaz de crescer novamente caso algo o prejudique. Com isso, quando fazemos qualquer procedimento sem um dentista profissional os danos podem ser irreversíveis.

Ao fazer a escovação com carvão, é como se uma lixa estivesse sendo passada nos dentes, e é por isso que eles ficam mais claros, mas isso ocorre porque vai desgastando o esmalte do dente. A cor dos dentes é alterada devido ao consumo de alimentos escuros, pois a pigmentação é aderida ao esmalte. Dessa forma, quando o carvão é aplicado, corrói a camada externa do dente de tão prejudicial que isso é.

  • RAIZ EXPOSTA

Dentre os componentes do carvão ativado, também tem argila e óleo. Essa mistura pode ser ainda mais destrutiva, então conforme desgasta o esmalte, ainda pode afetar a gengiva e deixar a raiz dos dentes exposta.

Os elementos do carvão em conjunto com o movimento feito, pela escova fazem com que a estrutura se desgaste a cada vez que o produto é utilizado, deixando os dentes porosos e quebradiços. Ou seja, eles ficam frágeis.

  • SAÚDE PREJUDICADA

Como o esmalte não se regenera isso causa preocupação pelo fato da saúde bucal também ser afetada. Isso compromete toda uma saúde bucal por questão de estética que poderia ser facilmente arrumada com um profissional dentista.

Com o desgaste, a camada do dente já não mais a mesma e a proteção também não. Com toda a fragilização da boca (gengiva, dentes, nervos…) podem acabar gerando outros problemas.

  • DORES E SENSIBILIDADE

Além dos problemas citados, ainda há o que a maioria dos brasileiros sente: a sensibilidade. Isso, devido à exposição dos nervos que ficam desprotegidos. Então, o que era para ser estético acaba se tornando um problema muito maior.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram