A mordida cruzada ocorre quando os dentes superiores e os inferiores não se alinham corretamente, resultando na má oclusão. Isso significa que os dentes superiores estão localizados fora dos inferiores, quando as duas mandíbulas estão fechadas.
O que causa?
A mordida cruzada pode surgir por fatores genéticos, respiração pela boca a longo prazo (normalmente durante o sono), hábitos da infância (como chupar o dedo) e erupção dentária anormal.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco ligados a mordidas cruzadas, incluem:
- Dor ao morder ou mastigar;
- Dores na cabeça ou mandíbula;
- Dificuldade em fechar a boca;
- Fortes dores de dente;
- Lascas de dente ou rachaduras causadas pela má oclusão;
- Aumento do risco de cáries e doenças gengivais;
- Retração gengival
Mordida Cruzada x DTM
Quando não tratada corretamente, a mordida cruzada pode causar problemas na mandíbula, sendo o mais comum a disfunção da articulação temporomandibular (DTM), este distúrbio causa dor e disfunção na mandíbula e nos músculos adjacentes que controlam o movimento da mandíbula.
Tratamentos
- Alinhadores invisíveis: Os alinhadores cobrem toda a superfície da mordida dos dentes superiores e inferiores, o que permite que a mandíbula se mova livremente sem ser afetada pelos dentes opostos.
- Aparelhos dentários: As mordidas cruzadas são comuns e os aparelhos dentários são capazes de tratar a maioria dos casos
- Cirurgia: Nos casos mais graves o paciente pode recorrer a cirurgia. Durante o procedimento, um cirurgião oral move estrategicamente as mandíbulas superior e inferior para frente.
Se você tiver alguma dúvida sobre mordida cruzada, busque a SORRIX MAIS PRÓXIMA de você e marque uma avaliação!