Quebrar o dente pode não ser algo muito legal, principalmente os frontais, então, se isso aconteceu com você, a primeira coisa a fazer é ir ao dentista. E você sabe o por quê?
Além de não ficar visualmente bonito, o dente quebrado ou rachado, independente de qual seja, pode gerar diversas complicações como: dor de dente, inflamação, alteração na mandíbula afetando sua mastigação.
E não é apenas isso, o dente quebrado pode provocar um sangramento na gengiva e neste caso, é necessário estancar a hemorragia. Você pode fazer isso com uma gaze molhada com água fria para controlar o problema naquele momento mas, ainda sim é importante ir ao dentista.
O dente quebrado pode fazer a boca inchar e para evitar que isso piore, é indicado colocar um gelo no local ou chupar um picolé. Além disso, faça bochecho mas, apenas com água fria! Não utilize enxaguantes bucais e evite escovar o local do sangramento, pois pode causar uma piora.
Se o dente que quebrou ou rachou foi o permanente, fique tranquilo, hoje em dia existem tratamentos para restaurar ou implantar outro dente no local. Consulte o seu dentista para ver qual será a melhor opção. Em caso de crianças, caso o dente permanente quebre, indicamos que você o lave com água morna e o guarde dentro de um copo com a saliva da criança ou leite, e vá ao dentista. Mas, caso o dente quebrado seja de um adulto, se for possível mantê-lo em seu local na boca, mantenha e vá ao dentista, pois ainda há possibilidades dele ser reimplantado mas, esse processo deve ter um intervalo de tempo de no máximo 1h após a quebra.
Agora, se o dente quebrado for o de leite, o processo natural fará com que o permanente cresça, mas, ainda sim, é importante consultar um dentista pra avaliar se o local da quebra foi afetado e irá prejudicar o crescimento do permanente.
De qualquer forma, como mencionado, caso ocorra um acidente e o dente seja prejudicado, é imprescindível a avaliação de um dentista para evitar possíveis complicações.
Quebrou o dente? Então clique AQUI e confira a Sorrix mais próxima de você!