NOSSO BLOG

Gengivite X Periodontite, Saiba diferenciar!

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Tanto a gengivite como a periodontite são doenças gengivais e sim, existe uma diferença entre elas, nas quais se baseiam na gravidade. Veja então o que é gengivite e doença periodontal:

Gengivite

É uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Esta doença é causada por acúmulo de placa, que mais tarde se transforma em tártaro, no qual é alojado na base dos dentes. Causando inflamação, gengivas inchadas, sangrentas e sensíveis. No estágio inicial da doença, o osso e o tecido alveolar onde se fixam os dentes não são afetados.

 Ela surge quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. Onde que, restos de alimentos e células mortas produzem o chamado biofilme bacteriano: mais conhecido como placa bacteriana. O biofilme pode provocar a inflamação da gengiva (gengivite) que, se não tratada, evolui para periodontite.

Para o tratamento da gengivite indicamos que o paciente vá ao seu cirurgião-dentista para que seja feita uma limpeza clínica para remover a placa e o tártaro e o paciente será orientado de como fazer uma correta higiene oral para reduzir os riscos de recidiva. 

Periodontite

A periodontite é caracterizada por ser a fase avançada da gengivite, o estágio mais grave da doença que afeta o periodonto. Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias e os tecidos que promovem a sustentação do dente perde a força resultando em uma retração e grande risco de perda dos dentes.

Pode ser que venha a ter necessidade de uma cirurgia periodontal, para recomposição óssea ou da gengiva, além do combate à infecção e a eliminação dos bolsos periodontais.

Sintomas da gengivite

  • Inchaço;
  • Gengivas bem vermelhas;
  • Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental.

Sintomas da periodontite

  • Sangramento;
  • Mau hálito constantemente;
  • Paladar alterado;
  • Dentes alongados.

DICAS

  • Escove sempre os dentes, com cerdas macias;
  • Utilize creme dental adequado (antiplaca);
  • Use enxaguante bucal antibacteriano;
  • Use fio dental.

Se você está com algum dos sintomas listados nesse artigo Agende já sua consulta com a nossa equipe especializada!

Para agendar é bem simples, são apenas 3 passos:

1) AGENDAR A SUA AVALIAÇÃO
Para agendar é só clicar AQUI e escolher a unidade SORRIX mais próxima.

2) SIMULAÇÃO

Nosso dentista especialista vai simular a melhor opção para o seu tratamento odontológico!

3) TRAJETÓRIA

Agora começou a trajetória rumo ao seu novo sorriso!

4. SORRISO NOVO

Uhul, ficou pronto! Agora é só comemorar o seu sorrisão!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!