NOSSO BLOG

Diferenças entre ortodontia e ortopedia maxilofacial

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″ global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”4.14.1″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” width=”77.3%” custom_margin=”|auto||80px||” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]

O mundo da Odontologia é repleto de opções especializadas e métodos de tratamento que permitem ao paciente melhorar o bem-estar físico, mas também o bem-estar psicológico, relacionado à sua auto-imagem.

A ortodontia e a ortopedia maxilofacial são duas destas especialidades que têm em comum o objetivo de trazer a harmonia e a saúde bucal ao paciente. Embora partilhem o mesmo objetivo, existem várias diferenças entre eles que são importantes para conhecer e considerar antes de decidir qual é mais indicado para cada caso. 

 

Ortodontia

A ortodontia é o ramo da odontologia que se dedica a prevenir e corrigir os desvios na posição dos dentes e da mandíbula. A ortodontia pode ser usada para melhorar o espaçamento exagerado entre os dentes ou para corrigir alterações na arcada dentária, como a falta de dentes ou a presença de dentes extras.

 

A ortodontia é dividida em tratamentos tradicionais, que usam aparelhos ortodônticos, e tratamentos estéticos como os alinhadores invisíveis.

 

Ortopedia Maxilofacial

A ortopedia maxilofacial, por outro lado, é o ramo da odontologia que trata as lesões, doenças ou deformidades estruturais ou funcionais da face, da boca ou da mandíbula. Esta especialidade é utilizada para o tratamento de trauma facial, cirurgias plásticas, lesões maxilofaciais, deformidades cranianas e alterações na posição da mandíbula. 

 

Outras aplicações da ortopedia maxilofacial incluem o tratamento de lesões de dentes naturais e a colocação de implantes dentários.

 

Diferenças 

Embora compartilhem a mesma missão, a ortodontia e a ortopedia maxilofacial são especialidades diferentes. A diferença principal entre eles é que a ortodontia se concentra na correção dos problemas estéticos relacionados à boca e à mandíbula. Por outro lado, a ortopedia maxilofacial se concentra na correção de problemas estruturais ou funcionais da boca e da mandíbula.

 

Outra diferença entre elas é que a ortodontia usa aparelhos ortodônticos ou alinhadores invisíveis para corrigir problemas estéticos . Já a ortopedia maxilofacial usa cirurgias, remédios e outros métodos, como implantes dentários, para corrigir problemas estruturais ou funcionais. 

 

Se você precisa saber qual é o mais adequado para você, é bom consultar um profissional qualificado. Quer saber mais informações sobre os implantes dentários, entre em contato com a Sorrix e fale com um dos nossos especialistas.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!