Você provavelmente já deve ter ouvido que beber leite fortalece os dentes por conta de cálcio e outros nutrientes. Isso não deixa de estar correto. De fato, há um nutriente encontrado nos lácteos (leite, queijo, iogurte…) chamado caseína.
É dito que a caseína ajuda a remineralizar os dentes, trabalhando junto ao cálcio e fosfato reconstruindo e tornando mais forte o esmalte do dente que, constantemente, sofre erosão devido à alimentação de ácidos, industrializados, refrigerantes e outros mais.
Ademais, a proteína encontrada em mamíferos potencializa a proteção e prevenção de cáries, promovendo o fluxo salivar e regularização do pH bucal. Ainda podendo prevenir a periodontite e o câncer de boca, mesmo que em menor grau.
Sendo assim, a antiga história de que crianças precisam beber leite para se fortalecerem não é de tudo um mito. O leite pode conter grandes porcentagens de cálcio e beneficia a formação dentária. Não só os pequenos, como os adultos, tiram proveito dos nutrientes do leite e derivados.
O leite pode ajudar os seus dentes ficarem mais fortes, mas, para garantir uma saúde bucal em dia, nada como uma higiene adequada (escovação após as refeições e fio dental 2 vezes ao dia) e visitas regulares ao dentista, que deve realizar uma limpeza profunda.