NOSSO BLOG

Após tirar o aparelho dental, os dentes podem voltar a entortar?

O grande dia chegou. Finalmente seu dentista te disse que você já terminou o tratamento e vai tirar o aparelho. Uhuu! Mas aí, em meio a tanta euforia… vem o medo de que os seus dentes possam ficar tortos novamente, não mesmo?

Já ouviu falar que o nosso corpo está sempre em movimento? Com a nossa boca e dentes não é diferente. Sendo assim… quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar à posição com as quais estavam mais familiarizados (ou seja, a posição antiga). Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são obrigatórios.

E que cuidados são esses?

Os cuidados vão depender muito da recomendação de cada dentista, mas o mais comum deles é a contenção. Ela pode ser fixa ou móvel e deverá ser usada por até 1 1⁄2 ano após a retirada do aparelho. Mas, atenção: isso não é regra. Usar ou não contenção (e o tempo de uso) vai depender das necessidades do seu tratamento.

No geral, os dentistas costumam recomendar o uso de contenção, pois sem esse procedimento os dentes voltariam para a posição inicial em questão de poucos anos. Só que os cuidados não param por aí. Mesmo seguindo a recomendação do seu dentista ao usar a contenção, ainda assim hábitos ruins ou problemas bucais podem favorecer a movimentação dos dentes, como:

  • Roer as unhas – esse hábito pode provocar movimentos inadequados em toda a arcada dentária. Então, já sabe: esqueça as unhas!
  • Má higiene bucal – não adianta usar aparelho e se descuidar da higiene dos dentes depois, né? É com uma rotina de escovação e uso do fio dental que você será capaz de prevenir cáries e outras doenças que podem te fazer perder um dente e alterar o posicionamento dos que sobrarem.
  • Bruxismo (ranger dos dentes enquanto dorme) e a respiração pela boca – esses dois problemas podem ser os culpados pela necessidade de muitos voltarem a usar aparelho, sabia?

Se você sofre com algum deles, fale com seu dentista. Só um acompanhamento poderá reduzir os efeitos negativos na saúde da boca. Fique de olho!
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso site www.sorrix.com.br e procure a Sorrix mais próxima de você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!