Quem nunca foi surpreendido por uma afta que surgiu do nada? Essa espécie de feridinha além de causar incômodo, pode ser um problema até para a alimentação. Existem muitas dúvidas sobre o tratamento adequado. Acompanhe nosso texto e saiba o que você deve fazer.
O que são aftas?
São pequenas lesões arredondadas e esbranquiçadas, chamadas de ulcerações. Aparecem na boca, em especial na mucosa gengival, língua e eventualmente nas gengivas. Tendem a ser dolorosas, dessa forma criando um desconforto.
Causas das aftas
A odontologia não revela uma causa específica. O consumo de alimentos mais ácidos, assim como o uso de aparelho, podem contribuir para o surgimento. O pós-cirúrgico também é outro fator que entra na lista de possíveis motivos.
Tratamento caseiro para afta
Afinal, tratar em casa resolve? O sal e o bicarbonato de sódio são populares como medida de combater as lesões. A verdade é que eles não ajudam em nada, muito pelo contrário, pois podem causar uma piora. Pomadas ou sprays servem como anestésico, diminuindo a dor, mas não como cura.
Como curar a afta?
Paciência é o remédio indicado. Ela deve sumir entre 7 a 15 dias depois do aparecimento. Se você sabe que algum alimento piora a situação, evite a ingestão. Procure um dentista para receber orientações de como tornar menos desconfortável esse período.