Este ano não tem sido tranquilo para ninguém, isso é um fato.
Mesmo com alguns setores do mercado tendo um crescimento incomum, de maneira geral 2020 tem sido um ano, no mínimo preocupante, e isso afeta cada um de nós.
Dito isso, essa preocupação tem sinais diferentes nos corpos e rotina de cada um, porém alguns sintomas em comum têm aparecido em muitas pessoas simultaneamente, seja pela situação de pandemia, a incerteza econômica ou até outros assuntos pessoais, estamos todos sujeitos a detritos a nossa saúde, inclusive a bucal.
Com o cenário da preocupação e ansiedade se intensificando começamos a ver reflexos, e um desses foi o aumento drástico de relatos de pacientes em relação ao Bruxismo e ao apertamento dental. O que pode ser confirmado clinicamente. Vamos então usar nosso artigo de hoje para te ajudar a diminuir os efeitos e danos dessa doença para aliviar até a sua consulta com o dentista.
Bruxismo é considerado uma atividade parafuncional da musculatura mastigatória, uma disfunção musculoesquelética que atinge o sistema estomatognático caracterizado pela intensidade e repetição periódica de apertar e ranger os dentes, ou seja, quando involuntariamente –normalmente durante o sono- a pessoa em questão range os dentes e aperta a mandíbula de maneira intensa, o que pode causar uma série de sintomas, como:
- Desgaste dental;
- Relato de dores musculares e articulares (ATM);
- Limitação de abertura de boca;
- Cansaço ao falar ou ao se alimentar;
- Presença de lesões cervicais não cariosas;
- Perda de dimensão vertical de oclusão.
Como amenizar os sintomas, agora que sei quais são?
É importante ressaltar que quanto mais rápido a intervenção clínica, menor os danos causados pelo bruxismo. Dito isso, uma maneira de reparar estes efeitos é se manter atento sobre o aperto os dentes e a depender da intensidade do problema, o uso de placas miorrelaxantes.
Entre em contato e entenda o que podemos fazer pela sua situação!