Mesmo com a popularização do aparelho entre os adultos, muitos ainda acreditam que era mais eficaz e podiam ter tido mais benefícios se fizessem esse tratamento durante a infância, tanto estético quanto em termos de saúde.
A verdade é que pessoas de qualquer idade podem usar os aparelhos ortodônticos, seguindo os devidos conselhos sobre cuidados com o uso.
Então, quais as diferenças de usar depois de adulto? A princípio, não existe limite de idade para começar um tratamento. Muitos ainda acreditam que usar aparelho quando criança é mais benéfico porque os dentes e os ossos da face ainda estão se desenvolvendo, por isso são mais fáceis de o dentista movimentar, se preciso. Felizmente, com a tecnologia atual na odontologia, qualquer um consegue ter acesso ao tratamento dentário, mesmo que a formação dos dentes já esteja completa.
Além de ajudar na estética dos dentes, o uso do aparelho ortodôntico pode ajudar nas queixas de dores de cabeça, dores no rosto, dificuldade de mastigação e até maior facilidade na hora da higiene bucal, com o melhor posicionamento dos dentes.
Qual o mais indicado: na infância ou na fase adulta? Apesar das diferenças, é preciso saber para qual fim é o uso do aparelho. Nem sempre é o mais indicado o uso na infância quando o objetivo é reposicionar os dentes permanentes, já que isso deve ser feito no fim da adolescência quando os dentes já estiverem plenamente desenvolvidos. Os ossos estão constantemente se renovando, o que significa que podem ser movimentados com aparelho ortodôntico em qualquer idade. Então, não existe mais aquilo de que em adultos o tempo de tratamento é bem maior. Graças a tecnologia, o tempo de uso costuma ser de 18 a 24 meses.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso site www.sorrix.com.br e procure a Sorrix mais próxima de você!