Antes de iniciar o tratamento ortodôntico o dentista planeja todos os passos, para que os dentes do paciente cheguem à disposição desejada, ajustando o tempo e a força certa.
Pacientes que utilizam o aparelho fixo e faltam às consultas de manutenção ou abandonam o tratamento, perdem todo progresso alcançado. Forças da própria mastigação, que surgem quando se quebra um bráquete ou se entorta algum fio, criam movimentos indesejáveis nos dentes. Além disso, impulsos impróprios, causam o encurtamento da raiz, podendo acarretar na perda dos dentes.
O abandono do tratamento dentário pode causar o surgimento de doenças bucais, já que o aparelho fixado dificulta a higienização, além disso, pode acarretar o acúmulo de bactérias, causando o surgimento de cáries e gengivite.
Após o abandono, caso a pessoa queira voltar, o tempo de tratamento será prolongado, podendo ser até necessário uma nova documentação ortodôntica, incluindo, radiografias e fotografias.
Aparelhos mais estéticos e confortáveis foram desenvolvidos para diminuir a taxa de abandono. A decisão de qual tipo de aparelho é o ideal será definida pelo ortodontista, após uma avaliação.
Quer realizar um tratamento ortodôntico? Acesse o site da Sorrix www.sorrix.com.br e agende já a sua avaliação na unidade mais próxima de você.