Clínica Geral (Tratamentos diversos)

Clínica Geral, é um resumo de diversos tratamentos que são apontados como necessários para uma saúde bucal logo na primeira avaliação.

São alguns deles:

Restauração Dental:

A restauração dental, ou dentística restauradora, é a área da odontologia que engloba as restaurações para tratar cáries ou traumas. Basicamente restauração (ou obturação) é a reconstrução do dente, onde são utilizados materiais como resina, que é da cor do dente, ou o amálgama que é de cor prateada.Restauração é o tratamento indicado para acabar com a cárie e com a dor de dente, em alguns casos. O dentista limpa toda a zona cariada com um aparelho próprio e coloca resina, ou amálgama, uma massinha de cor branca, ou cinzenta por cima do dente para cobrir a região, evitando o surgimento de novas cáries no mesmo local.Quando a cárie é mais profunda, o dentista retira parte do dente ou o remove por completo. Neste caso o ideal é se colocar uma prótese no local, para que não fique ali um espaço que favoreça o acúmulo de alimentos e que pode levar ao aparecimento de cárie e tártaro.

Bruxismo:

A freqüência e severidade do bruxismo muitas vezes estão associadas ao estresse emocional e físico. Quando noturno, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga. Um alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos. O bruxismo pode atingir qualquer pessoa, não tendo relação direta com a faixa etária. Portanto, é fundamental que a pessoa portadora de qualquer tipo de bruxismo deve visitar constantemente seu dentista para evitar maiores danos.Estes são os principais benefícios ao se tratar o Bruxismo:

– Proteger os dentes de se desgastarem;
– Aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam pelo não relaxamento da mordida;
– Induzir o relaxamento da musculatura.

Aplicação de Selante:

Selantes são resinas fluidas capazes de entrar na cavidade dos dentes, penetrando nos micróporos do esmalte dentário… O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície dos dentes do fundo (molares e pré-molares) do meio bucal, preservando a saúde bucal. O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se. Essa película protetora de selante não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão (na mordida). Ela deve apenas cobrir as superfícies rugosas dos dentes posteriores.

Endodontia:

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.

Extração Dental:

Também conhecida como Exodontia, a extração dental é a remoção do elemento dentário (dente). Pode ser realizada através de cirurgia, como:

– Exo incluso, semi incluso ou impactado: É aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado;
– Exo Raiz: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presas à gengiva;
– Exo Simples: Extração de dentes que erupcionaram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados, quebrados, etc).

Também é o termo utilizado para a extração dos dentinhos de leite das crianças.

Odontopediatria:

Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês e crianças.

Hoje sabemos que o a maioria das pessoas têm medo de enfrentar a cadeira do dentista devido às experiências negativas que tiveram quando crianças.
Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

Periodontia (Raspagem):

Periodontia, periodontologia ou raspagem é o tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.
A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.

Radiografia Panorâmica:

Radiografia panorâmica é um raio-x sobre o complexo maxilo-mandibular.

É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia, onde a visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas são de fácil compreensão para o dentista.