NOSSO BLOG

QUAL A PERIODICIDADE IDEAL PARA IR AO DENTISTA?

Manter bons hábitos de higiene bucal pode acabar não sendo o suficiente para evitar o aparecimento de problemas como a cárie ou formação de placas bacterianas. Esse é um dos motivos para manter visitas regulares com seu dentista.

Durante essa visita, o dentista pode verificar se está tudo certo com a saúde bucal e realizar uma limpeza preventiva para evitar o aparecimento de cáries ou de doenças periodontais.

Por que ir ao dentista periodicamente?

A visita regular ao dentista é importante para evitar diversos problemas de saúde bucal, como cáries, que podem evoluir para a raiz do dente e tornar necessária a realização de um tratamento de canal ou, até mesmo, a perda do dente, em casos mais graves.

Realizar a consulta apenas quando aparece alguma sensibilidade nos dentes pode ser muito pior, pois isso significa que o problema já está em um grau mais avançado, tanto que os sintomas já estão aparentes.

A visita ao dentista para crianças também deve ser realizada, pois elas, assim como os adultos, podem apresentar cáries ou doença nas gengivas, ainda mais elas que não possuem tanta coordenação motora nem o conhecimento formado da importância da escovação.

Alteração de tempo entre uma consulta e outra?

Geralmente, a indicação é feita para que o paciente retorne ao consultório dentário a cada seis meses. Entretanto, esse o prazo pode variar, dependendo do tratamento que cada um realiza. Os pacientes que apresentam doenças periodontais, por exemplo, precisam realizar a profilaxia com mais regularidade. Nesses casos, o dentista pode solicitar o retorno a cada quatro meses.

Já os pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos também precisam retornar ao dentista com maior regularidade, pois seus dentes estão em constante mudança. Por isso, o profissional é o mais indicado a informar a regularidade de visitas.

Cada pessoa tem seu tempo de visitas, mas o importante é seguir as recomendações de seu dentista e garantir que nada dentro do seu alcance não seja feito.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram