NOSSO BLOG

O QUE É GENGIVITE?

Os cuidados com a boca são essenciais, e mesmo que pareça besteira é bom reforçar sua importância. A negligência da higienização faz com que doenças possam aparecer. Por isso, nesta publicação, vamos falar sobre a gengivite.

Quando sentir que sua gengiva está inchada, avermelhada e sensível, indica que já ter o diagnóstico de gengivite. É importante procurar ajuda odontológica agora no começo que ainda é possível de reverter a situação. Caso não for tratada a tempo, pode evoluir para periodontite e, então, os danos podem ser permanentes.

O estágio inicial é a formação de uma placa bacteriana que se acomoda na gengiva e nos dentes (sendo viscosa e incolor), isso acontece pela pouca higiene bucal, como falta de uso de fio dental e a não escovação dos dentes a cada refeição. Com isso, essa placa produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva, causando a gengivite.

Os sintomas são simples de identificar. Essas podem ser: gengiva avermelhada, sensível e propensa a sangrar durante a escovação, além de retração da gengiva, dando a impressão de dentes alongados, onde começa a se alocar os restos de comida e a placa. Ademais, também pode ser relatado gosto ruim na boca ou mau hálito, mesmo que não esteja em estágio avançado. Para prevenir, é recomendado o uso diário de fio dental para limpar o acúmulo dos restos de comida, escovação a cada refeição, evitar cigarros e garantir uma boa alimentação adequada. Além de visitar o dentista regularmente. Tudo isso a fim de resolver a gengivite e impedir que evolua para placas de tártaro, o qual apenas o dentista pode resolver. Lembre-se que uma limpeza profissional nos dentes é sempre bom!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram