NOSSO BLOG

Descubra se você tem um dente lascado!

O dente lascado é uma fratura no dente, que pode aparecer na forma de lascas ou rachaduras. Nem sempre esse problema é acompanhado de dor, por isso, é importante prestar atenção caso você sinta alguma diferença na mastigação ou perceba algum pedaço solto do dente.

Essa situação pode acontecer por várias razões, como um acidade que teve impacto no dente ou a fragilidade da cobertura do esmalte do dente, que pode provocar o problema.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto, você vai saber quais são as principais razões para o dente lascado, o que fazer quando perceber essa situação e quais são as formas de tratamento. Confira!

Quais são os motivos que causam um dente lascado?

A superfície externa do dente é preenchida pelo esmalte. Trata-se de uma substância bastante resistente, que serve para proteger as camadas internas do dente. O esmalte pode ficar enfraquecido ao longo do tempo e acabar fraturando por alguns motivos, que estão listados a seguir.

Impacto

O dente pode lascar quando sofre algum impacto — como um acidente, uma queda ou a prática de algum esporte de contato. Nesse caso, inclusive, é fundamental utilizar um protetor de boca ou um equipamento de proteção.

Fraqueza no esmalte

O esmalte pode enfraquecer se a alimentação da pessoa incluir muitas substâncias ácidas. Isso acontece porque essas substâncias acabam desmineralizando a região do esmalte, deixando-o mais suscetível a fraturas.

Cárie oculta

A cárie oculta é uma complicação gerada pela proliferação de bactérias específicas, que se nutrem de restos alimentares. Elas começam a fabricar um ácido que acaba destruindo a estrutura do dente, deixando-o mais frágil.

A diferença entre a cárie oculta para a cárie comum é que a oculta não pode ser identificada a olho nu, pois não há sinais como pontos pretos ou dor de dente.

O diagnóstico fica por conta do teste de umidade e secagem durante alguns segundos na região do esmalte dentário, onde há a fratura.

Como agir na situação de um dente lascado? 

Se você se deparar com a situação do dente lascado é importante inicialmente tentar guardar a lasca que soltou, se possível. Também é importante se evitar mastigar alimentos duros até que a reparação do dente seja feita. 

Evite adotar soluções caseiras, como colar a lasca no dente. Essa situação pode ser totalmente prejudicial para saúde do dente. O melhor a se fazer é entrar em contato com o seu dentista o mais rapidamente possível para buscar a recuperação do dente. 

Quais são os tipos de procedimento para consertar um dente lascado?

Para restabelecer o dente danificado, a odontologia tem desenvolvido várias possibilidades de acordo com a gravidade do problema. Vejamos, a seguir, os principais tratamentos para o dente lascado. 

Restauração

Esse procedimento é realizado em fraturas pequenas e médias. Trata-se do preenchimento da parte lascada com resina e amálgama de prata. O dentista, então, realiza a remodelação da superfície do dente. 

Colocação de coroa

Se a fratura chega à porção superior do dente, o processo de reconstituição deve ser a partir da colocação de coroa. Trata-se de um procedimento feito por meio de facetas laminadas de porcelana, que têm o formato e a função originais do dente.

Em muitos casos, esse tipo de intervenção vai requerer um tratamento de canal antes da colocação da coroa.

Colocação de prótese

Em situações mais complexas do dente lascado, em que a fratura chega na raiz dental, vai ser preciso fazer a colocação de prótese. Se o paciente tiver a raiz fraturada, é recomendada a extração do dente e, em seguida, a colocação de uma prótese. 

Essas são algumas informações sobre o que fazer no caso de dente lascado. É fundamental buscar ajuda profissional para realizar qualquer procedimento em relação aos seus dentes. Busque uma clínica de qualidade para você a realizar suas manutenções e recorrer em situações imprevisíveis, como a do dente lascado. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram