NOSSO BLOG

Descubra qual é o seu tipo de mordida!

Morder já um ato tão natural que muitas vezes a gente faz sem nem se dar conta, e por isso não damos a devida atenção à forma com que realizamos o movimento da mordida. A grande maioria das pessoas não sabe que existem tipos diferentes de mordidas, algumas que inclusive podem ser prejudiciais.

Cada pessoa tem seu tipo de mordida, que pode ser modificada pelos nossos hábitos ao longo da vida. A mordida errada traz alguns malefícios para a saúde da boca, e para a vida em um todo, como problemas de mastigação ou na fala, dores de cabeça e distúrbios do sono, como a insônia.

Conheça os tipos de mordida:

Cruzada

Resultado de imagem para mordida cruzada

A mordida cruzada acontece quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores, isso é causado por um problema na estrutura óssea, e causa dificuldade de mastigação, assimetria facial, bruxismo e até mesmo a perda de dentes.

Profunda

Resultado de imagem para mordida profunda

Esta mordida pode causar muita dor na mandíbula e na cabeça. Na mordida profunda os dentes se encaixam de tal maneira que a arcada superior envolve os dentes da arcada inferior, que chegam a tocar o céu da boca.

Aberta

Resultado de imagem para mordida aberta

Quando os dentes da arcada superior não chegam a se tocar com dentes da arcada inferior, acontece a mordida aberta, é fácil de reconhecer quando os dentes da frente dão a sensação de que a pessoa está de boca aberta. Ela pode causar dor e dificuldade ao mastigar.

Prognatismo

Resultado de imagem para mordida Prognatismo

O prognatismo é o caso da mandíbula inferior ficar à frente da mandíbula superior, dando a sensação visual de que o queixo é maior. É uma situação que causa problemas na mastigação, e algumas vezes é recomendado uma cirurgia reparatória.

Retrognatismo

Resultado de imagem para Retrognatismo

No retrognatismo acontece o contrário do prognatismo. Neste caso o maxilar superior fica a frente do inferior, consideravelmente. Quando se vê uma mordida certa, a mandíbula superior aparentar estar alguns milímetros a frente da inferior, mas ao analisar os dentes molares, pode-se ver que estão encaixados.

Apinhamento

Resultado de imagem para Apinhamento

Este problema acontece quando o espaço da gengiva não acomoda a quantidade de dentes que nasceram, isso causa o desalinhamento da mordida, e dos dentes. Pessoas com este tipo de mordida tendem a sentir dores de dente.

Diastema

Resultado de imagem para Diastema

A diastema é a situação contrária a do apinhamento. Ocorre quando há muito espaço entre os dentes, chegando a poder atrapalhar a mastigação e a mordida. Além do que, o espaço entre os dentes pode interferir na estética do sorriso.

Qual a importância de procurar um dentista especializado?

Cada tipo de mordida tem suas peculiaridades, dores, consequências e até mesmo formas de tratamento. Por isso é muito importante o tratamento com um dentista qualificado, que vá identificar as causas do problema, para a partir daí traçar um plano de ação que traga resultados duradouros.

O processo pode envolver procedimentos como exames radiológicos, e a colocação de aparelhos ortodônticos móveis ou fixos, tudo vai depender da prescrição do profissional. Em casos extremos é necessário fazer uma cirurgia.

Em uma clínica odontológica você vai conseguir tudo que precisa para deixar seu sorriso bonito e saudável. Então, se quiser saber mais sobre os tipos de mordida, ou quiser marcar uma consulta para conversar com um profissional sobre o seu tipo de mordida, entre em contato com a Sorrix mais perto de você, estaremos prontos para te dar o melhor atendimento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram