NOSSO BLOG

O que são as facetas de porcelana? Será que é para você?

Com as facetas de porcelana você consegue um sorriso lindo de forma rápida. Este tratamento está entre os mais procurados nas clínicas odontológicas. E afinal, do que se tratam? Segundo a AACD, Academia Americana da Odontologia Cosmética, a faceta é uma peça de porcelana bem fina, que é usada para recriar de forma natural a aparência dos dentes. Do mesmo modo, tem a força e elasticidade que pode ser comparada a do esmalte dos dentes naturais.

As facetas são moldadas exatamente para acompanhar o contorno dos nossos dentes. É um trabalho odontológico e estético que requer muita técnica e conhecimento do profissional. As facetas de porcelana são indicadas para cobrir diversos tipos de danos.

Bebidas ácidas e corrosivas, cigarros, excessos de comidas condimentadas e até mesmo alguns medicamentos podem causar danos ao esmalte dos dentes, que chegam a mudar suas colorações, ou trazer quadros de sensibilidade. As facetas auxiliam nos tratamentos destes danos. Vamos dar mais detalhes ao longo do texto.

Um brilho novo aos dentes

As facetas de porcelana dão um novo destaque a qualquer sorriso, trazem uma nova autoestima e mais motivos para estar sempre de sorriso aberto. O importante é não relaxar, a higienização deve ser constante e feita de forma adequada, assim como as visitas ao dentista para a realização de polimento e uma checagem.

Tratando da coloração dos dentes

Antes de instalar as facetas nos dentes, o paciente tem a possibilidade de escolher a cor que vai colocar em seu novo sorriso. São dadas algumas opções, que não fiquem muito artificiais, normalmente as mais escolhidas são as que deixam o sorriso mais jovial e que realçam a beleza. O mais interessante é que essa tonalidade não mudará com o passar dos anos, como acontece com os dentes normais.

Os detalhes que fazem a diferença

Normalmente as facetas são colocadas apenas nos dentes da frente, mas a avaliação com um bom profissional que entenda da parte estética pode ser importante para analisar se os pré-molares não estão contrastando com a coloração das facetas. Neste caso pode ser interessante chegá-las mais para trás. No mesmo modo pode acontecer com os dentes de baixo.

Durabilidade e resistência como as de dente natural

Este é um tratamento que conta com um ótimo custo-benefício, visto que são bem poucas as necessidades de refazê-lo. A porcelana é muito resistente, e quando o procedimento de colocação das facetas é feito por um profissional competente e cuidadoso, e a sua manutenção é levado a sério segundo as orientações, elas podem duras 10 anos ou até mais.

O material para fabricação

Para fabricar as facetas de porcelana, o material é ainda mais resistente que a porcelana tradicional, e assim pode ser feito em uma espessura extremamente fina, podendo ser chamada até de lentes de contato.

Cuidados com as facetas de porcelana

Seu sorriso vai ficar lindo e brilhante, mas você não poderá esquecer de ir periodicamente ao dentista que realizou o trabalho. Esta é a única forma de garantir que seu sorriso vai ficar branco e saudável pelo máximo de tempo possível. Todo tratamento odontológico precisa de manutenção.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram