NOSSO BLOG

A importância da saúde bucal das crianças

Crianças são muito curiosas, e quando novinhas uma das maneiras de conhecer o mundo é experimentando suas primeiras sensações, e isso envolve levar alguns objetos a boca! Essa, entre outra muitas, é uma das razões pelas quais é importantíssimo manter a higiene bucal dos bebês e crianças, independente da pouca idade, para evitar infecções.

Antes de nascer os primeiros dentinhos, é necessário ter atenção com a limpeza da gengiva e da língua. Quando o primeiro dentinho nasce, começa uma rotina de cuidados básicos, que conta com a limpeza feita com uma escova bem macia ou uma gaze. Tudo com muito cuidado e carinho para que o momento não seja ruim para a criança e dificulte o hábito da escovação no futuro.

Conforme o bebê vai crescendo, é preciso buscar junto a uma odontopediatra os produtos adequados para cada fase do desenvolvimento. Desde pequena a criança já deve ser estimulada ao hábito de escovar os dentes três vezes ao dia, e principalmente com o hábito de frequentar o dentista. Esta prática é fundamental na prevenção de diversas doenças bucais.

As crianças não veem a escovação dos dentes como algo natural, muito menos agradável. E seus dentes de leite ainda são muito sensíveis. Porém, são estes primeiros cuidados que vão proporcionar benefícios para toda a dentição futura da criança.

Quando mais dentes já começam a aparecer, a escovação já pode ser realizada. A capacidade motora da criança também já deve estar desenvolvida para realizar a escovação sozinha, de forma correta. O fio dental é mais complicado de usar usado, e por isso pode ser introduzido mais adiante. É importante lembrar que até os dois anos não é recomendado que as crianças comam açúcares, o que auxilia na saúde dos dentes.

Neste momento, os pais têm algumas funções cruciais: a primeira é a de proporcionar um momento de escovação agradável e lúdico para as crianças. E depois, servir de exemplo, pois nada ensina melhor do que o exemplo.

Repetindo o comportamento dos pais

Crianças com dentes saudáveis e fortes têm maior propensão a serem adultos com dentes permanentes saudáveis. Cabe aos pais dar aos filhos o exemplo da importância da escovação, já se sabe o quanto as crianças aprendem através da repetição do comportamento dos pais. Logo, é necessário que os pais tenham uma rotina de escovação de dentes, e bom cuidado com a saúde da boca, além de fazer visitas regulares ao dentista.

A escova e o creme dental certo para cada idade

A escolha da escova de dente e do creme dental pode ser feita com o auxílio do odontopediatra da criança. São muitas características que se deve levar em consideração, e existem escovas e pastas diferentes para cada faixa etária.

Além disso, é interessante que a pasta de dente tenha um sabor que atraia a criança, e que conte com a quantidade ideal de flúor para a faixa etária. Já a escova de dente deve ter as cerdas macias, e a cabeça de tamanho infantil para alcançar toda a dentição. Usar escovas com temáticas de desenhos que as crianças gostam é uma forma de deixar o momento da escovação mais lúdico e divertido.  

Se seu bebê está entrando na fase da escovação dos dentinhos agora, procure uma Sorrix perto de você. Vai ser muito especial para nós fazermos parte da evolução do sorriso do seu filho.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram