NOSSO BLOG

Como cuidar dos dentes do meu bebê?

Desde muito pequenos, é preciso tomar cuidado, pois os vilões dos hábitos prejudiciais já estão presentes!

Mesmo na fase dos dentes de leite, uma das maiores preocupações, tanto dos pais quanto dos odontopediatras é o hábito que o bebê tem de chupar o dedo ou usar chupeta. Apesar destes hábitos corresponderem ao instinto natural de sucção dos bebês, especialmente para os que não mamam no peito, são uma espécie de mal necessário – o bebê precisa mesmo sugar e não deve ser privado disso.

De qualquer maneira, os movimentos de sucção realizados para chupar a chupeta ou o dedo, estão longe de serem ideais para a dentição do bebê. São drasticamente diferentes dos movimentos que são feitos para sugar o peito, não favorecendo a forma correta para o desenvolvimento da musculatura e dos ossos faciais, prejudicando a deglutição, mastigação e até a fala. A frequência, intensidade e a duração dos hábitos citados são o que vai determinar se os problemas ortodônticos serão permanentes ou não.

Estes três fatores são mais fáceis de controlar quando a situação envolve a chupeta. Podendo ser retirada em momentos estratégicos (quando o bebe dorme, por exemplo) ou até a remoção completa da chupeta, que tem como ideal até os 2 anos de idade da criança, segundo dentistas.
Se o hábito da criança envolve o dedo, pode ser mais difícil realizar essa remoção, mas com paciência e persistência essa é uma tarefa que também pode ser cumprida. 

E por mais que essas dicas sejam valiosas, o ideal é sempre levar a criança para um acompanhamento profissional e especial com o seu odontopediatra de confiança. Nada sobrepõe a necessidade de ver um médico especialista de tempos em tempos para garantir que seu bebê cresça forte e saudável.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Estou Online :) Envie um Whats!