NOSSO BLOG

A Importância do fio dental na higiene bucal

Poucas coisas são mais importantes do que um lindo sorriso na sua cara, para sua autoconfiança e apresentação pessoal. Mas manter ele bonito e saudável é preciso ter cuidados e adotar hábitos eficazes de higiene.

Não é nenhuma novidade que somente escovação não é o suficiente para uma higiene bucal realmente eficiente, o uso de outros artifícios, como o uso do fio dental se torna essencial no dia-a-dia.

A importância do fio dental, normalmente subvalorizado, é porque faz a limpeza entre os dentes, onde a escova de dentes não chega. Pacientes que não fazem uso do fio dental tem um histórico de apresentação de maior acúmulo de placa bacteriana o que facilita o aparecimento de doenças gengivais, cárie e mau hálito.

Você sabe usar o fio dental?

Força excessiva, na escovação ou no uso do fio dental, pode causar um ferimento. Provocando desconforto e até sangramentos. Por isso, ambos devem ser usados de maneira cuidadosa e sem aplicação de força demais.

Aqui vão algumas dicas para não ter problemas no uso do fio dental:

  • Não use força ao passar o fio entre os dentes. Se for necessário, repita a operação até que sinta que restos de alimentos foram retirados;
  • A maioria dos dentistas recomenda que o uso do fio dental deva ocorrer antes da escovação, porém isso não é uma regra fixa;
  • Use o fio dental diariamente;
  • Caso use aparelhos ortodônticos ou prótese dentária, o paciente deve procurar um profissional para receber orientação sobre o tipo de fio dental indicado para o seu caso.

E a dica final, consulte o seu dentista regularmente, um especialista vai poder te indicar os melhores tratamentos e cuidados para a sua condição, em especial.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Estou Online :) Envie um Whats!