Você está escovando seus dentes corretamente?

Estudos apontam que muitas pessoas não sabem escovar os dentes corretamente ou têm dúvida de como fazer uma higienização bucal corretamente. *

Neste Guia DEFINITIVO você conhecerá detalhadamente todo o passo-a-passo para ter uma higiene bucal completa trazendo mais saúde qualidade de vida para você.

Gengivas são importantes

A higienização bucal é feita em duas principais partes: a gengiva e os dentes.

O que garante uma boa assepsia d sua gengiva é o fio dental. P

Usar o fio dental corretamente é o primeiro passo para uma excelente saúde bucal, a segunda etapa escovação.

Use o Fio Dental Primeiro

Muitas pessoas costumam esquecer de usá-lo, ao tornar um hábito passar o fio dental antes da escovação,  você garante que não vai pular esta etapa tão importante.

É importante seguir alguns passos na hora de passar o seu fio dental:

– Lave bem as mãos (você irá coloca-las na boca);
– Escolha um fio dental razoavelmente bom (que não desfie) e fique em frente a um espelho iluminado;

–  seque bem as mãos para o fio dental não escorregar entre os dedos;

– Faça um bochecho consistente com água antes para retirar os resíduos grandes;

– Utilize aproximadamente 40 cm de fio dental e enrole as pontas do fio em seus dedos médio travando o fio para que não caia;

– Utilize os dedos indicadores ou polegares esticados em aproximadamente 2 cm de distância de um para o outro com o fio passando na ponta dos dedos.

– É muito importante que você tente seguir uma sequência para não esquecer de nenhum espaço;

– Passe o fio dental até sentir uma certa resistência, que é o ponto de contato de um dente com outro;

– Ao encontrar a resistência, envergue o fio seguindo o contorno de um dos dentes até que ele entre dentro do suco gengival;

– Se você não envergar o fio dental, pode ferir sua papila gengival (aquele pequeno triangulo que se forma entre os dentes) e cortá-la ao no meio. Quanto mais envergado (seguindo o contorno do dente) melhor. Isso ajuda a limpar a placa bacteriana que se forma na base do dente em forma de U.
Para mudar o dente, leve o fio até o ponto de contato novamente e envergue o fio para o outro lado. Lembre-se de fazer esse movimento de subida e descida ao longo do dente para proteger seu suco gengival.

–  Os dedos que guiam o fio dental ficam dentro da boca;

– Poupe seu tempo, você não precisa “lustrar” os dentes com o fio dental. O intuito é apenas a retirada de resíduos;

– Repita a técnica sempre em frente a um espelho e garanta que nenhum dente foi pulado;

– Não esqueça de passar atrás do último dente, bem como dentes onde há ausência de vizinhos.

Segunda etapa – ESCOVAÇÃO

Você deve ter bastante atenção com a escova que vai utilizar. Aqui no blog da Sorrix, já fizemos um post dando dicas de como escolher uma escova de dentes, você pode ler a matéria completa aqui.  Uma boa dica é lembrar que escovas macias e pequenas são melhores para alcançar todos os cantos da sua boca. Outro ponto importante é atenção que você deve dar a esse momento do seu dia. Muita gente escova os dentes no banho, ou fazendo qualquer outra coisa, procure se dedicar a fazer isso de forma adequada e sequencial com a devida atenção, por isso o espelho é tão importante. Siga as seguintes etapas:

– Bocheche um pouco de água para retirar os resíduos soltos pelo fio dental;

– Use um creme dental de sua preferência, mas não utilize pasta de dente em excesso, a quantidade do tamanho de um grão de ervilha é o suficiente. Excesso de espuma pode atrapalhar a escovação;

– Molhe ligeiramente a escova afim de ajudar a dissolver a pasta de dente na boca liberando seus princípios ativos como os detergentes abrasivos e flúor;

– Segure a escova com suavidade para não colocar força demais na escovação e machucar sua boca. Não é a força que remove a sujeira e sim a técnica correta;

– Tenha uma sequência completa para escovação. Não escove aleatoriamente, pois você acaba por escovar sempre as mesmas superfícies esquecendo outras igualmente importantes. Procure ter uma sequência única que contemple todos os ângulos dos seus dentes. São justamente nessas áreas esquecidas onde costumam ocorrer caries e problemas gengivais.

Sequência de Escovação

– Uma boa sugestão é começar pelas superfícies mastigatórias (a parte de cima dos dentes), com movimento de vai e vem. Lembre-se que não é a velocidade que importa nesse momento e sim a técnica, escove devagar para garantir uma escovação mais eficaz;

– Comece pelos dentes de baixo a partir da traseira, vá dissolvendo a pasta de dente em movimentos leves de vai e vem com a escova;

– Para escovar a frente dos dentes (onde a placa bacteriana forma a letra U) o movimento indicado é uma varredura da base para a ponta, ou seja, a favor da gengiva protegendo-a;

– Se você tem dificuldade de levar sua escova até a parte de trás dos seus dentes, é importante que você revise o tamanho de sua escova e escolha uma menor ou que se encaixe melhor à sua boca. Uma solução paliativa é colocar a escova na vertical para ter um melhor acesso às partes mais difíceis;

– Não acumule saliva e/ou espuma na boca, cuspa sempre para que o excesso não comprometa a escovação;

Não esqueça a língua

A língua também precisa ser bem escovada, repare como está a situação da sua saburra lingual (a placa bacteriana sobre a língua). É importante que você a escove bem e retire a saburra, afim de evitar o mal hálito e combater a acidez da boca.  Você pode usar a própria escova ou raspadores de língua.

Como Enxaguar a Boca

Outra parte muito importante é o enxague da boca, ela precisa ser bem executada, pode parecer simples, mas é preciso tomar alguns cuidados:

Não enxague em demasia, pois, se você enxaguar muito, pode acabar jogando por ralo a baixo, literalmente, todos os princípios ativos do creme dental como antissépticos, dessensibilizantes e anti-inflamatórios, que continuam agindo após a escovação. Meia xícara de café de água uma única vez é o suficiente para remover o excesso dos resíduos e finalizar sua escovação.

Você pode também não enxaguar e ao longo da escovação cuspir com mais frequência ou até não sentir mais o gosto de pasta na boca e lavar apenas os lábios.

Erros Comuns na Escovação

– Escovar os dentes com a boca aberta demais. Quando você abre muito a boca escova pega apenas a ponta dos dentes. Deixe a mordida levemente fechada para que a escova possa correr livremente por todo o comprimento do dente;

– Não escovar todos os ângulos da boca. Quando você escova os dentes aleatoriamente no “modo automático” acaba por sempre escovar as mesmas áreas, esquecendo pontos importantes.  A parte mais comum de se esquecer é o ângulo do dente canino direito, atenção nessa parte.

– Não escovar atrás dos dentes. Por ser menos visível, muitas pessoas esquecem que a parte de trás dos dentes é tão importante quanto a da frente.

– Escovar muito rápido. Uma escovação adequada dos dentes demora em média de 2 a 5 minutos 3x ao dia. Já parou para contar quanto tempo você passa escovando seus dentes?

#FICAADICA

Preste atenção em algumas dicas para melhorar sua escovação ainda mais:

– Relaxe bem as bochechas para não as machucas e massageie a gengiva de preferência uma escova macia. Tenha carinho com sua boca.

– Coloque a escova em pé, para escovar a parte de trás dos dentes e veja se espirra água no espelho, se sim você estará fazendo o movimento corretamente.

– Escove dos cantos para o meio e verifique se todos os ângulos foram escovados, principalmente o canino direito.

Uma outra boa dica é treinar estes movimentos com a escova seca, apenas como treinamento não substituindo a escovação com a pasta que deve acontecer no mínimo 3x ao dia, ou após cada refeição.

Tente não modificar e insista em seguir por no mínimo 3 meses todo esse passo a passo. Até que se torne um hábito e você não mais precise pensar a respeito. Leia mais de uma vez esse guia ou releia enquanto treina a escovação.  Seguindo esse passo-a-passo certinho, em pouquíssimo tempo você irá notar a diferença.

Se você tem dúvidas ou que saber um pouco mais sobre escovação, mande uma mensagem ou responda nos comentários. Teremos o maior prazer em conversar com você.

Fontes:
*SCIELOS SPScientific Electronic Library Online

Wagner Munhoz

Estou Online :) Envie um Whats!