Você sabia que dá para sabermos como anda a saúde de alguns órgãos apenas observando a nossa língua?

Isso mesmo, a cor, presença de nódulos, texturas, tudo isso precisa ser observado com frequência.  Quantas vezes por semana você observa o aspecto da sua língua num espelho?

Examinar sua língua não dispensa uma consulta com um dentista, que é o profissional mais indicados para fazer um diagnóstico completo sobre sua saúde lingual. Mas de um modo geral é importante observar alguns aspectos. A coloração rósea e uma aparência viva, por exemplo, indica uma língua saudável. Algumas deficiências de vitaminas podem ocasionar manchas e colorações diferentes, entre outros problemas.

Saburra lingual a famosa Língua Branca

A digestão dos alimentos começa na boca, por isso alguns resíduos podem se acumular durante as refeições, sem uma limpeza adequada, começa a se formar uma massinha branca ou amarelada na superfície da língua, esse aspecto esbranquiçado é a saburra lingual, um ambiente muito propício para formação e abrigo de placas bacterianas que podem trazer muitos problemas para a saúde da sua boca.

Mas atenção, não é só a má higiene que pode gerar a saburra lingual, ela também pode estar associada a problemas gástricos, renais e hepáticos. O ideal é conversar com seu dentista.

A boa higiene da sua língua evita infecções e ajuda a manter seu hálito sempre fresco. Quem não gosta de conversar pertinho dos amigos e parentes com segurança, né? Além de benefícios para sua autoestima e trato social, a escovação da língua ajuda a impedir a gengivite e a periodontite, e a falta de limpeza pode levar até à fragilidade óssea na mandíbula e por consequência a perda dos dentes.

Como fazer uma higiene adequada da sua língua

Não vamos falar aqui sobre a importância da escovação e utilização do fio dental. Fizemos uma matéria bem completa sobre isso e você pode ler tudo aqui: Guia DEFINITIVO para escovação dental. Hoje vamos falar apenas da sua língua.

Para iniciar a limpeza comece com um limpador, existe no mercado diversos formatos de limpadores específicos para língua, escolha aquele que melhor se adeque a sua boca. Você pode utilizar a escova também, mas atenção nas cerdas, elas precisam ser macias para não ferir sua língua que é bastante sensível.  Comece retirando o excesso da massa com o limpador ou a parte de trás da sua escova, puxando a massa da parte de dentro até a ponta da língua. Em seguida, passe as cerdas da escova por toda superfície da sua língua em movimentos suaves de vai e vem até que a sujeira seja retirada por completo. Use pasta dental para ajudar no deslizamento da escova sob sua língua e lave constantemente a boca durante o processo para ficar mais fácil retirar toda a massa. Faça essa limpeza sempre que escovar seus dentes. No mínimo 3x ao dia.

Os benefícios de uma língua saudável são muitos. Combate ao mau hálito, regula o fluxo da sua saliva e principalmente melhora significativamente seu paladar. Isso sem citar todos os aspectos positivos que causa na sua autoestima e segurança além do mais óbvio que é ter uma boca saudável. Não esqueça de consultar periodicamente seu dentista e deixar seus exames odontológicos em dia.

Quer saber mais sobre a saúde da sua boca? Deixe uma pergunta nos comentários ou confira nossas outras matérias. Temos um blog cheio de informações valiosíssimas para sua saúde bucal. Vem com a gente!

Estou Online :) Envie um Whats!