Você já ouviu falar de exercícios de relaxamento para aliviar tensões e desconfortos na sua têmpora e mandíbula?

Quem não gosta de uma boa massagem, não é? Principalmente nessa época onde estamos cada vez mais tensos e quem mais sofre com isso são os músculos da nossa face. Esses exercícios servem como uma massagem para o seu rosto, não são de forma nenhuma uma cura para quaisquer problemas temporomandibulares. Atenção, não faça esses exercícios se suspeitar de algum problema mandibular, caso esteja sentido dores incomuns em sua face e na região da boca é essencial que procure seu dentista e converse com ele a respeito.

 Um bom relaxamento da face ajuda, entre outras coisas ao bem-estar cerebral, memória, concentração e disposição.  Estes exercícios podem ser feitos diariamente e seu benefício é imediato. Você não vai precisar de quase nada apenas um lugar confortável, de preferência uma cadeira com encosto para que você mantenha sua coluna ereta. Se possível um espelho e claro concentração. Por isso é ideal que você não faça esses exercícios enquanto faz outra atividade e se dedique apenas a esta prática.

ALONGANDO A LÍNGUA

Comece com exercícios com a sua língua. Puxando a respiração, coloque-a no palato (céu da boca) e deslize a ponta da língua por toda a extensão do palato. Durante esse exercício vá afastando os seus dentes, abrindo a boca, mas sem abrir os lábios. Estique o máximo que você conseguir contanto que seja confortável, não vá além do seu limite e nem force, o intuito é apenas relaxar, ou seja, procure fazer um movimento suave que lhe faça sentir-se bem. Expirando você vai fechando a boca de forma suave até os dentes encostarem novamente. Se estiver tudo ok, repita esse exercício 5 vezes.

Agora com a boca aberta vamos relaxar a língua, olhe para um espelho e coloque sua língua para fora o máximo que conseguir confortavelmente sem abrir demais a boca e nem projetar o queixo, como se você estivesse tentando pegar uma gota de chuva com a língua. Faça esse movimento lento e preste atenção na sua respiração. Repita por 5 vezes.

Ainda com a língua vamos fazer o movimento para um lado e para o outro com a boca aberta. Como se estivéssemos tentando limpar a parte de fora da bochecha com a ponta da língua. Lembrando sempre que os movimentos são lentos e suaves. Faça 5 vezes para cada lado.

Repita o exercício anterior agora com o movimento da língua para cima e para baixo, a ideia é relaxar ao máximo esse músculo.

Agora você vai passar a ponta da sua língua por todos os dentes de sua boca começando do canto superior esquerdo até o direito. Depois nos dentes inferiores. Faça 5 vezes esse movimento.

BOCHECHAS PARA QUE TE QUERO

Vamos alongar o músculo das nossas bochechas com um exercício gratificante e super fácil. Comece enchendo as duas bochechas de ar até sentir a pele esticada, conte até 15 e solte. Repita por 3 vezes. Com a ponta da língua você vai empurrar a parede interna da sua bochecha. Feche bem a boca e aperte o musculo da bochecha de volta, contra sua língua. Deslize a ponta da língua por toda extensão da bochecha, sinta a massagem acontecendo contra o músculo e ele soltando. Conte 15 segundos de cada lado.

Agora com os dentes suavemente serrados, abra os lábios esticando o máximo que você conseguir sem levantar os músculos das bochechas, como um sorriso que não chega aos olhos.
E feche a boca como quem vai dar um beijo ou falar a palavra Chuchu. Faça por 5 vezes.

O próximo movimento é supersimples e garanto que você já fez ele diversas vezes. Agora vamos fazê-lo consciente do movimento e prestando atenção ao efeito dele nos músculos da sua cabeça como um todo: Tente encostar o queixo no peito. Faça esse movimento lentamente e conforme for descendo a cabeça expire. Na inspiração você irá levantar a cabeça jogando lentamente ela para trás como se quisesse encostar o queixo no teto.  Repita por 5 vezes. Depois é hora de fazer o mesmo movimento com a lateral, gire seu rosto para o lado direito enquanto tenta encostar seu queixo no ombro, volte para o centro e faça o mesmo movimento para esquerda. 5 vezes para cada lado.

SOLTANDO SUA MANDÍBULA

Agora é a parte mais divertida! Com a cabeça erguida normalmente e nariz paralelo ao chão solte a mandíbula e faça movimentos de um lado para outro rapidamente soltando o músculo, você poderá sentir uma leve cócega nos ouvidos.  Faça isso durante cinco respirações.

Ainda com a boca aberta massageie com a ponta dos dedos toda a sua bochecha… principalmente a parte mais próxima da mandíbula superior. Lentamente, enquanto massageia, feche a boca, em seguida abra novamente, faça esse processo por 5 vezes.

Continue massageando até chegar às têmporas, feche delicadamente os olhos e com as pontas dos dedos faça movimentos circulares na lateral de seu rosto, na altura dos olhos.

Agora deixe a massagem livre para onde mais desejar, deslize para os seios da face, ao redor dos olhos, nas abas do nariz até orelhas, o importante é seguir o que o seu corpo deseja e relaxar.

Essa prática deve demorar de 10 a 15 minutos e o ideal é fazê-la diariamente ou sempre que sentir necessidade. Caso a técnica não resolva sua tensão, é importante que procure um dentista para que possa receita analgésicos, relaxantes, fisioterapia ou fazer um exame mais minucioso para descobrir a fonte do seu problema.

E aí? Gostou das nossas dicas de massagem? Comente com a gente o que você achou.


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