Quem não quer melhorar o sorriso e alinhar os dentes para sair bem nas fotografias? O desejo pode virar realidade com o Invisalign®, que trata disfunções sem prejudicar a estética dental. Pensando nisso, o post explica quais são os passos do tratamento ortodôntico invisível e no que consiste essa técnica promissora.

O método dispensa o visual metálico dos aparelhos ortodônticos convencionais fixos e consegue melhorar a funcionalidade dos dentes em pouco tempo. Além disso, o tratamento invisível tem alto grau de precisão, baseando-se em escaneamento digital e planejamento detalhado do dentista, o que resulta porque ele é confeccionado em placas removíveis de acetato, que são colocadas sobre os dentes e altamente eficazes para o movimento da dentição.

Ficou curioso sobre o assunto? Leia agora mesmo o texto e tire as suas dúvidas!

 

O QUE É O TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM ALINHADOR INVISÍVEL?

 

O tratamento ortodôntico alinhador invisível, também conhecido como Invisalign®, utiliza alinhadores em material transparente, feitos sob medida para as arcadas dentárias do paciente sendo desenvolvida para cada um, onde cada caso é estudado particularmente. Esse método trata a maioria das disfunções no alinhamento e nivelamento dos dentes, estimulando o movimento dentário exercendo pressão sobre os dentes.

As moldeiras são confeccionadas em material  incluindo o material SmartTrack incolor, após um escaneamento digital que consegue registrar em detalhes a estrutura das arcadas dentárias. O segredo do tratamento é a troca periódica das peças, que apresentam sempre uma diferença em relação à versão anterior do posicionamento das arcadas dentárias do paciente. .

No entanto, você sabe que outros benefícios essa técnica inovadora oferece?

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO INVISALIGN®?

 

Não há dúvidas: o tratamento ortodôntico invisível é uma opção para quem quer tratar problemas na dentição sem precisar alterar a estética dentária e também a facial. O material transparente não afeta a autoestima das pessoas, que podem ter uma rotina normal enquanto melhoram a saúde oral.

O método do Invisalign® oferece outras qualidades para os pacientes, como a rapidez do tratamento, graças à moldeira transparente trocada periodicamente, garantindo a movimentação dentária com mais rapidez e descrição . Assim, com o decorrer do tratamento os avanços vão acontecendo e o dentista faz a troca dos alinhadores, estes são ajustados e aumentam a pressão sobre os dentes para apresentar uma melhora bucal em menos tempo.

Fora o tratamento otimizado, o aparelho invisível é bastante confortável, principalmente quando comparado ao método fixo, que usa peças metálicas como braquete e fio. O Invisalign®, por outro lado, é confeccionado em impressora 3D seguindo o estudo realizado e o molde bucal do paciente.

Da mesma forma, os alinhadores invisíveis conseguem preservar por mais tempo a mucosa bucal, pois tem fácil remoção para o paciente poder se alimentar e ingerir líquidos tranquilamente. A técnica do aparelho fixo, em vez disso, causa prejuízos estéticos e também é mais agressiva para essa região da boca. Além disso o alinhadores invisíveis por serem removíveis facilitam colocar e tirar na hora do paciente realizar sua higiene bucal, pois o s dentes estão livres dos braquetes e podem ser escovados com mais dedicação, além disso não podemos esquecer do uso do fio dental e dos enxaguatórios bucais, pois todo esse conjunto nos ajuda a ter cada vez mais nossa saúde bucal preservada.

Falando nisso, o Invisalign® é removível e tem grande resistência a impactos, devido ao acrílico, um termoplástico com resistência mecânica que pode ser moldado ao ser aquecido por alta temperatura. É preciso, porém, que você armazene a peça em local apropriado, garantindo a eficácia do tratamento e ajudando a preservar o material.

Igualmente, quem opta pelo tratamento ortodôntico com alinhadores consegue ter uma previsão sobre o resultado, uma vez que é possível fazer um escaneamento digital das arcadas dentárias e deixar o planejamento clínico mais detalhado, aumentando a confiança do paciente nesse processo.

 

QUAIS OS PASSOS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM ALINHADOR INVISÍVEL?

 

Até aqui, você entendeu o que é a técnica ortodôntica invisível e quais são os benefícios desse método. Mas qual o passo a passo do procedimento? Desde a avaliação clínica até o uso dos alinhadores, é importante entender cada etapa do tratamento.

 

MARQUE A CONSULTA E FAÇA A AVALIAÇÃO

 

O processo se inicia pela marcação de consulta com o dentista de confiança, que fará uma avaliação clínica do seu caso. Para entender a gravidade dos problemas bucais, o profissional costuma pedir exames e realizar uma radiografia, que identifica possíveis desvios na dentição.Com todos os exames na mão o dentista avalia a possibilidade deste tratamento e podemos pensar no próximo passo.

 

REALIZE O ESCANEAMENTO DIGITAL

 

Em seguida, o paciente deve fazer o escaneamento digital das arcadas dentárias, um passo fundamental para o especialista ter um diagnóstico claro sobre o caso. A técnica, feita em tempo real com um scanner de alta resolução, permite que o dentista visualize, em imagem tridimensional, a dentição da pessoa para o estudo e direcionamento do caso.

 

AGUARDE A DEFINIÇÃO DO APARELHO IDEAL

 

A etapa do planejamento é uma das mais importantes para a confecção dos alinhadores, porque o ortodontista consegue projetar o resultado futuro do tratamento que será realizado . Assim, o profissional elabora a quantidade de moldeiras que serão necessárias para movimentar a dentição do paciente, por meio de um software conectado ao escaneamento digital.Após todos esses estudos prontos o profissional vai conversar e explicar ao paciente como o seu tratamento acontecera.

 

RECEBA OS ALINHADORES

 

Após os exames clínicos e o planejamento com scanner digital, chega a hora de instalar o Invisalign®. Essa parte é importante para o profissional fazer alguns ajustes no molde, observando a eficiência do tratamento ortodôntico invisível. Também é quando explica ao paciente os cuidados necessários que deve ter com as placas e como realizará a higienização das mesmas.

 

COMECE A USAR DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES

 

Com o Invisalign®, o paciente precisa seguir uma rotina saudável e procurar o especialista mensalmente para que ocorra uma movimentação dentária eficaz. Nas consultas de revisão, o dentista pode acompanhar o andamento do processo e orientar a pessoa caso ocorra algum problema com essa intervenção.

Entre as orientações de uso do Invisalign® está a atenção redobrada com o manuseio do aparelho, que deve ser guardado adequadamente quando retirado da boca, nas caixinhas adequadas. Os alinhadores também devem ser higienizados com escova específica e pasta dental, em movimentos circulares 2 vezes ou mais ao dia .

Da mesma forma, é importante fazer o tratamento com ortodontistas de confiança e em uma clínica bem equipada. A Sorridents, por exemplo, é o consultório odontológico mais premiado nacionalmente, com 25 anos de atuação no país e uma rede presente em todas as regiões do Brasil.

Neste post, você aprendeu sobre os passos do tratamento ortodôntico invisível, método que está revolucionando a ortodontia com a movimentação dentária que não prejudica a estética bucal e nem a facial. Além disso, você percebeu como a técnica, feita com ajuda de escaneamento digital, traz conforto e precisão para ter sorriso harmônico em menos tempo.

QUER RECEBER NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS COM DICAS PARA SUA SAÚDE?

BAIXE AGORA NOSSO APLICATIVO E FIQUE POR DENTRO!

 

 

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO!

 

Envie uma mensagem em nosso Whatsapp.
Estamos online para te ajudar!

(12) 99600-6369

 

ou agende através do nosso site

sorrix.com.br

 

 

Estou Online :) Envie um Whats!