O grande dia chegou. Finalmente seu dentista te disse que você já terminou o tratamento e vai tirar o aparelho. Uhuuuu!?

Mas aí, em meio a tanta euforia… vem o medo de que os seus dentes possam ficar tortos novamente?

Antes que você roa todas as unhas de preocupação, vou te ajudar a entender o que acontece depois que você tirar o aparelho, ok? 

O QUE ACONTECE QUANDO O APARELHO É RETIRADO?

Já ouviu falar que o nosso corpo está sempre em movimento? Com a nossa boca e dentes não é diferente.

Sendo assim… quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar à posição com as quais estavam mais familiarizados (ou seja, a posição antiga). Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são obrigatórios.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS INDICADOS PARA EVITAR ESSE PROBLEMA?

Os cuidados vão depender muito da recomendação de cada dentista, mas o mais comum deles é a contenção. Ela pode ser fixa ou móvel e deverá ser usada por até 1 ½ ano após a retirada o aparelho.

Mas, atenção: isso não é regra. Usar ou não contenção (e o tempo de uso) vai depender das necessidades do seu tratamento.

No geral, os dentistas costumam recomendar o uso de contenção, pois sem esse procedimento os dentes voltariam para a posição inicial em questão de poucos anos?

Só que os cuidados não param por aí. Mesmo seguindo a recomendação do seu dentista ao usar a contenção, ainda assim hábitos ruins ou problemas bucais podem favorecer a movimentação dos dentes, como:

  • Roer as unhas – esse hábito pode provocar movimentos inadequados em toda a arcada dentária. Então, já sabe: esqueça as unhas!
  • Má higiene bucal – não adianta usar aparelho e se descuidar da higiene dos dentes depois, né? É com uma rotina de escovação e uso do fio dental que você será capaz de prevenir cáries e outras doenças que podem te fazer perder um dente e alterar o posicionamento dos que sobrarem.
  • Bruxismo (ranger dos dentes enquanto dorme) e a respiração pela boca – esses dois problemas podem ser os culpados pela necessidade de muitos voltarem a usar aparelho, sabiam? Se você sofre com algum deles, fale com seu dentista. Só um acompanhamento poderá reduzir os efeitos negativos na saúde da boca.

 

Fique de olho!

Tirou o aparelho e notou que seus dentes mudaram de posição, por menor que seja? Corra para o dentista para que ele dê uma olhadinha e faça os procedimentos adequados.

Assim, seu sorriso-retinho-de-morrer vai continuar lindo e você não vai precisar usar aparelho de novo!

VOCÊ QUER TER UM SORRISO SUPER ALINHADO?

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO!

Envie uma mensagem em nosso Whatsapp.
Estamos online para te ajudar!

(12) 98153-8298

 

ou agende através do nosso site

sorrix.com.br

 

 

WhatsApp Estou Online :) Envie um Whats!