fbpx

Tempo médio de leitura: 3 minutos

 ATM é articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio.  Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim sua função. Estalos e dores são sintomas frequentemente relatados pelos pacientes.

Contudo a disfunção da ATM apresenta também outros sintomas que incluem fortes dores de cabeça, similares a uma enxaqueca, dores de ouvido e atrás dos olhos, dores e dificuldade ao fazer movimentos mais bruscos com a boca, flacidez dos músculos da mandíbula e mandíbulas que travam ou saem do lugar, inchaço no rosto e estalos.

Causas

Somente o cirurgião-dentista pode identificar a causa da dor com um exame clínico minucioso e raios-x apropriados. Alguns problemas de ATM resultam de artrite, deslocamento e lesões. Outro fator importante é o encaixe dos dentes (oclusão dentária). Além de estresse que pode intensificar o problema, principalmente em mulheres em idade reprodutiva.

Entretanto, além desses fatores há outros que podem levar alguém a ter distúrbios na ATM -> DTM (disfunção Temporomandibular), como:

  • Traumatismo na face ou no pescoço após acidentes, como acidente de carro;
  • Traumas como quedas ou boladas no rosto;
  • Traumas na região do queixo;
  • Artrite e artroses;
  • Entubulamemto para cirurgias e endoscopias;
  • cirurgias de siso

Tratamento

Depois de o seu cirurgião dentista identificar a causa do problema, ele pode escolher a melhor forma de tratar a disfunção ou pode encaminhar o seu quadro para um especialista em disfunção têmporo-mandibular.

Contudo para amenizar a dor e o espasmo muscular você pode aquecer o local ou fazer uso de alguns medicamentos como aspirina, analgésicos ou anti-inflamatórios.

Se seu problema for bruxismo, seu dentista irá produzir uma placa que fará você parar de ranger ou apertar os dentes.

Outro tratamento bem eficaz é se submeter a técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula para combater o estresse.

Existe também o TENS (Estimulação Elétrica Transcultânea) que são correntes elétricas de baixa tensão que relaxa os músculos e articulações do rosto.

Se você está sofrendo com DTM Agende já sua consulta com a nossa equipe especializada e tire suas dúvidas!

Para agendar é bem simples, são apenas 3 passos:

 

1) AGENDAR A SUA AVALIAÇÃO
Para agendar é só clicar AQUI e escolher a unidade SORRIX mais próxima.

2) SIMULAÇÃO

Nosso dentista especialista vai simular a melhor opção para o seu tratamento odontológico!

3) TRAJETÓRIA

Agora começou a trajetória rumo ao seu novo sorriso!

4. SORRISO NOVO

Uhul, ficou pronto! Agora é só comemorar o seu sorrisão!