Tempo médio de leitura: 4 minutos

Para conseguir reduzir números na balança e conquistar muito mais qualidade de vida, é fundamental que você conheça muito bem a relação entre dentes saudáveis e a perda de peso. O que poucas pessoas sabem é que pode haver uma relação direta entre saúde bucal e emagrecimento. 

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e conheça a importância de manter uma boca muito saudável para conseguir o corpo de seus sonhos!

Qual é a relação entre saúde bucal e emagrecimento?

De acordo com American Dietetic Association (ADA), órgão que reúne profissionais da saúde e nutrição dos Estados Unidos da América, a nutrição e a saúde bucal estão intimamente ligadas. De acordo com esses especialistas, ambos os fatores se correlacionam diretamente, um afetando ao outro de maneira muito complexa.

O emagrecimento nada mais é, a redução dos índices de gordura em nosso organismo. Esse processo é feito por meio da queima de calorias, em um processo conhecido como produção de energia (ou ATP), essencial para o metabolismo e para que nós possamos realizar as atividades do dia a dia. Ou seja, ele está relacionado ao que comemos e à quantidade de calorias gastas. Por isso a relação entre a dieta e a saúde bucal deve ser observada como uma via de mão dupla. 

 

Mudanças fisiológicas

O aumento de peso no corpo traz uma série de alterações fisiológicas, envolvendo diversos aspectos do organismo. Isso acontece porque o nosso metabolismo precisa se adaptar à nova realidade e encontrar meios de se equilibrar para funcionar adequadamente.

Uma dessas consequências é a presença excessiva da bactéria Selenomonas noxia na boca de pacientes obesos.
Essa bactéria é extremamente odontopatogênica, prejudicando especialmente as gengivas e a sua presença pode trazer problemas erosivos em decorrência da produção de ácidos. Isso faz com que a inflamação da região aumente, o que abre portas para a entrada de diversas doenças bucais.

 

Recuperação Alimentar

Citamos mais acima que a relação entre emagrecimento e saúde bucal atinge os dois lados. Vamos agora entender melhor. 

Quando inciamos uma dieta, uma das primeiras recomendações dos nutricionistas ou médicos é fazer alterações em nossa rotina alimentar, buscar alimentos mais saudáveis e naturais, com menos açúcares e compostos industrializados. Para a saúde bucal, é muito importante, já que previne o aparecimento de cáries e outras doenças causadas pela má alimentação e o excesso de açúcares.Por isso, essa preocupação maior com aquilo que inserimos em nossa dieta está relacionado diretamente ao estado geral de nossa saúde bucal.

Como pudemos perceber, a saúde bucal e o emagrecimento estão diretamente ligados. Assim como uma boca saudável nos ajuda a emagrecer, o processo de perda de peso, quando feito da maneira adequada, auxilia na manutenção da saúde de nossa boca. Por isso, os dois caminham juntos e de mãos dadas, nos fornecendo uma vida de muito mais bem-estar e alegria!

“E agora, como vou saber se a minha saúde bucal está em dia?”

Basta realizar o atendimento com um profissional que te dê segurança. Por isso a SORRIX está de portas abertas para te receber e esclarecer todas as suas dúvidas sobre sua saúde bucal.

É bem simples, são apenas 3 passos:

1) AGENDAR A SUA AVALIAÇÃO
Para agendar é só clicar AQUI e escolher a unidade SORRIX mais próxima.

2) SIMULAÇÃO

Nosso dentista especialista vai simular a melhor opção para o seu tratamento odontológico!

3) TRAJETÓRIA

Agora começou a trajetória rumo ao seu novo sorriso!

4. SORRISO NOVO

Uhul, ficou pronto! Agora é só comemorar o seu sorrisão!